Quem pode participar do Concurso NETLABTV?

Nas categorias FICÇÃO e NÃO FICÇÃO, podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. As inscrições estão abertas a roteiristas, escritores, criadores e dramaturgos de todo o país.

Vencedores da edição anterior não podem participar da presente edição do Concurso.

Participantes e finalistas da edição anterior, que não foram indicados como vencedores, podem inscrever novos projetos ou reinscrever projetos no Concurso.

Na nova categoria SOCIAL VIDEO, podem participar pessoas físicas, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, maiores de idade ou menores de idade a partir de 14 anos, desde que sejam estudantes de universidades, ensino médio, cursos livres, cursos técnicos e organizações sociais.

Os participantes da categoria SOCIAL VIDEO menores de idade que tiverem seus projetos selecionados para as etapas finais do Concurso deverão apresentar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEL, disponível na área TERMOS E AUTORIZAÇÕES, devidamente preenchido e assinado.

Os participantes da categoria SOCIAL VIDEO que tiverem seus projetos selecionados para as etapas finais do Concurso deverão apresentar documento de comprovação (matrícula, histórico escolar e/ou declaração da instituição de ensino) de que o participante foi/é estudante regular de curso promovido pela instituição de ensino no período de 27 de outubro de 2016 a 27 de outubro de 2017 (encerramento das inscrições).

Quais documentos são necessários para a inscrição?

Número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) do participante. Confira o Regulamento e a página “Termos e Autorizações” para acessar a lista completa de informações e documentos solicitados no Formulário de Inscrição On-line.

Que tipo de projetos posso inscrever na categoria SOCIAL VIDEO?

A nova categoria SOCIAL VIDEO abrange projetos de conteúdos seriados em vídeo para redes sociais. Tais produções possuem um conteúdo mais curto e visualmente atraente, perfeito para Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.

Essa categoria é exclusiva para estudantes de universidades, ensino médio, cursos livres, cursos técnicos e organizações sociais voltadas ao audiovisual.

Ao propor a nova categoria SOCIAL VIDEO, o projeto NETLABTV instiga novos talentos a inscreverem seus projetos/roteiros de narrativas seriadas que dialoguem com a curta duração do formato SOCIAL VIDEO e com o desafio de criar conteúdos de entretenimento que se relacionem com comunidades específicas nas redes e que estejam aptos a serem veiculados e consumidos em janelas como mobile, tablet e outros dispositivos móveis.

Quantos projetos de série posso inscrever no Concurso?

Cada participante poderá inscrever até 3 (três) projetos técnicos, porém somente 1 (um) projeto de um mesmo participante poderá ser contemplado como finalista/vencedor pelo Concurso.

Qual o período de inscrições?

As inscrições acontecem entre 27 de setembro e 27 de outubro de 2017. A realização da inscrição pelo participante implica a prévia e integral aceitação de todos os termos do Regulamento.

Na presente edição do Concurso NETLABTV, serão avaliados apenas os primeiros 500 projetos inscritos e finalizados de cada categoria: 500 projetos de série na categoria FICÇÃO + 500 projetos de série na categoria NÃO FICÇÃO + 500 projetos de série na categoria SOCIAL VIDEO, totalizando 1.500 projetos. Assim, é provável que o número de inscritos na sua categoria alcance os 500 projetos inscritos antes de 27 de outubro de 2017. Então, não perca tempo: prepare seu roteiro e inscreva-se já.

É necessário pagar alguma taxa para participar do NETLABTV?

Não. As inscrições são gratuitas. Cada participante poderá enviar até 3 (três) projetos de série, sendo todas as inscrições isentas de qualquer taxa.

Como devo proceder se meu projeto possui coautor(es)?

No caso de coautoria, o autor/participante (responsável pela inscrição do projeto de série) deverá indicar o(s) nome(s) do(s) coautor(es) e realizar upload do Termo de Autorização e Anuência dos Coautores devidamente preenchido e assinado. Consulte o Regulamento e o modelo sugerido na área Termos e Autorizações.

O que acontece se eu não puder participar do Laboratório presencial em São Paulo?

Para ser contemplado como vencedor do Concurso, o inscrito deverá, obrigatoriamente, disponibilizar-se a participar do Laboratório e da Consultoria, podendo, entretanto, indicar 1 coautor para substituí-lo, desde que a coautoria tenha sido informada previamente, conforme descrito no Regulamento e no Termo de Autorização e Anuência dos Coautores.

Como será feita a seleção dos projetos de séries vencedores?

A seleção será conduzida por comissões contratadas pela Organização do NETLABTV e formadas por profissionais de reconhecida experiência nas áreas de roteiro e mercado audiovisual. Os critérios utilizados para seleção dos 24 projetos finalistas e para indicação dos projetos vencedores pela Comissão Julgadora são: originalidade, qualidade técnica e artística e potencial comercial dos projetos. Dentre os 24 projetos finalistas, serão selecionados os 12 projetos de séries vencedores da terceira edição do NETLABTV, sendo 3 vencedores (1 projeto de cada categoria) escolhidos por voto popular e 9 vencedores (3 de cada categoria) escolhidos pela Comissão Julgadora.

É necessário o pagamento de alguma taxa para participar do Laboratório caso eu seja contemplado como vencedor do Concurso?

Não. As despesas com transporte (aéreo e/ou local), hospedagem e alimentação para participação dos vencedores no Laboratório em São Paulo serão custeadas pela Organização do NETLABTV conforme descrito no Regulamento.

O  Concurso estabelece limite de número de episódios para a série?

Para as categorias FICÇÃO e NÃO FICÇÃO, o projeto de série inscrito deverá ter o mínimo de 6 (seis) e o máximo de 26 (vinte e seis) episódios.

Para a categoria SOCIAL VIDEO, o projeto inscrito deverá ter o mínimo de 5 (cinco) e o máximo de 10 (dez) episódios.

O  Concurso estabelece limite de duração para os episódios da série?

Para as categorias FICÇÃO e NÃO FICÇÃO, a duração desejável de cada episódio do projeto inscrito deverá atender aos requisitos do mercado de televisão ou vídeo sob demanda (VOD), que costumam ser de 30 minutos ou de 60 minutos de duração.

Para a categoria SOCIAL VIDEO, a duração desejável para as redes sociais é entre 2 a 5 minutos.

O  que acontece com as informações do meu projeto ao final do Concurso?

A Organização do NETLABTV divulgará exclusivamente a lista dos 24 projetos finalistas e dos 12 projetos vencedores no site do Concurso e/ou em mídias especializadas contendo logline, sinopse e nome e origem do participante finalista e vencedor. Os projetos não contemplados como finalistas e/ou vencedores não serão divulgados pela Organização do NETLABTV.

O  roteiro solicitado deve seguir alguma formatação-padrão?

O ROTEIRO para a categoria FICÇÃO deverá ser apresentado em formato de roteiro audiovisual desenvolvido em software de roteiro ou em templates para editores de texto. Você pode utilizar softwares livres como CELTX ou pagos como Final Draft, Movie Magic Screenwriter, entre outros. O arquivo de roteiro deverá ser exportado para formato PDF antes do upload no sistema.

Para a categoria NÃO FICÇÃO, o ROTEIRO deverá ser apresentado contendo a estrutura do programa com possíveis cenas e divisão em blocos, também em formato PDF.

O que é a categoria de SOCIAL VIDEO?

A nova categoria SOCIAL VIDEO abrange conteúdos digitais em vídeo para redes sociais. Tais produções possuem um conteúdo mais curto e visualmente atraente, perfeito para Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.

Essa categoria é exclusiva para estudantes de universidades, ensino médio, cursos livres, cursos técnicos e organizações sociais voltadas ao audiovisual.

Ao propor a nova categoria SOCIAL VIDEO, o projeto NETLABTV instiga novos talentos a inscreverem seus  projetos e roteiros de narrativas seriadas que dialoguem com a curta duração do formato e com o desafio de criar conteúdos de entretenimento que se relacionem com comunidades específicas nas redes e que estejam aptos a serem veiculados e consumidos em janelas como mobile, tablet e outros dispositivos móveis.

O meu projeto de série para a categoria SOCIAL VIDEO pode ser de FICÇÃO?

Sim, pode ser um projeto de série de Ficção, não ficção ou outros gêneros, exceto animação, publicitários e jornalísticos, desde que sejam curtos e mobilizem seguidores nas redes sociais e relacionem-se com comunidades especificas na internet. Em geral, os SOCIAL VIDEO são projetos de episódios autônomos, ou seja, a história começa e acaba no mesmo episódio, atendendo aos hábitos de consumo rápido das redes sociais.

O meu projeto de série para a categoria SOCIAL VIDEO pode ser de NÃO FICÇÃO?

Sim, pode ser um projeto de série de Não Ficção, Ficção ou outros gêneros exceto animação, publicitários e jornalísticos, desde que sejam curtos e mobilizem seguidores nas redes sociais e relacionem-se com comunidades especificas na internet. Mas lembre-se de que projetos de não ficção precisam ser roteirizados e planejados criando um formato, tornando o conteúdo atrativo.. Lembre-se também de que os episódios precisam ter coerência e ser fiéis ao formato que você criou.

O meu projeto de série para a categoria SOCIAL VIDEO pode ser o meu canal no Youtube?

Sim, mas para participar do NETLABTV você precisa escrever os roteiros e demais elementos do projeto do seu canal nas redes sociais, organizando-o em episódios, definindo perfil de personagens, temas abordados e estruturas de linguagem que transformem os episódios em uma série/canal de social video. Consulte o Glossário e acompanhe as dicas, entrevistas e cases pelo blog e pelas redes sociais do NETLABTV.

O Concurso NETLABTV aceita projetos de animação?

Não. Projetos de animação incluem uma dinâmica mais específica. O Concurso NETLABTV priorizou concentrar esforços em séries nas categorias ficção, não ficção e social video, excluindo projetos de animação e também conteúdos jornalísticos ou publicitários.

Tenho que ceder os direitos do meu roteiro para o Concurso NETLABTV?

Não. Os direitos do roteiro permanecem integralmente com o autor-roteirista. O NETLABTV tem por objetivo contribuir com o estágio inicial da série, ou seja, seu desenvolvimento, fomentando o surgimento de novas ideias e formatos de séries brasileiras. As atividades do Laboratório e Consultoria ajudarão a aprimorar o projeto de série. Após esse processo, o roteirista estará livre para negociar o projeto de série vencedora de acordo com livres critérios e interesses de mercado.

O que envolve a premiação do Concurso NETLABTV?

Além da verba dedicada a apoiar o processo de desenvolvimento da série, o autor vencedor terá todas as despesas custeadas para participação das atividades do Laboratório NETLABTV em São Paulo e da imersão para vencedores, que inclui visitas, encontros e experiências individualizadas de acordo com as características de cada projeto vencedor, além de receber consultoria de roteiro com especialistas para aprimoramento dos roteiros após o Laboratório e a imersão em São Paulo.

Qual é a diferença entre argumento e sinopse da série?

O argumento é o documento que apresenta de maneira abrangente o conteúdo da série. A sinopse destina-se a explicar, de forma mais rápida e sucinta, a ideia/proposta da série. Importante salientar que a sinopse da série será divulgada juntamente com seu título e o nome do autor/PARTICIPANTE e coautor(es), caso o projeto de série inscrito no Concurso seja selecionado como finalista/vencedor do NETLABTV.

Receba NossasNovidades