NETLABTV surgiu em 2013 com o objetivo de apoiar a cadeia de valor do audiovisual – criadores, produtores, distribuidores, canais e programadoras – investindo no desenvolvimento de novas séries brasileiras.

Em suas duas primeiras edições, com patrocínio da NET e o apoio de importantes parceiros institucionais e dos principais canais e programadoras de televisão por assinatura, o NETLABTV transformou-se em um selo de empreendedorismo criativo no Brasil com foco no segmento audiovisual.

Fez emergir novas ideias, novos formatos e talentos de roteiro, inovando ao aproximar a criação de séries das demandas de mercado e pautando políticas públicas de investimento com foco no desenvolvimento de projetos regionais. O Concurso já contabilizou cerca de 3 mil inscrições realizadas por roteiristas de 26 estados, impactando todas as regiões do País.

O NETLABTV propõe ações que permitem:

– Identificação, formação e valorização de talentos criativos (roteiro/storytelling) de todo o país, além da introdução desses talentos no mercado audiovisual;

– Aprimoramento de novos roteiros de séries brasileiras;

– Geração de novas oportunidades de negócios com a oferta de projetos de séries qualificados ao mercado;

– Aceleração e qualificação de novas narrativas seriadas nacionais, visando múltiplas janelas de exibição, como TV, VOD, mobile, tablet, e beneficiando toda a cadeia criativa e produtiva do audiovisual;

– Realização de concursos, laboratórios, palestras, seminários, masterclasses e outros conteúdos educativos por meio de eventos presenciais e on-line.

A produção e o consumo de séries são crescentes em todo o mundo e também no Brasil. O termo “seriéfilos” demonstra como conteúdos seriados vêm ganhando espaço nos hábitos de consumo da população, que passa também a decidir como, quando e onde quer assistir aos episódios da sua série predileta: TV, tablet, smartphone e outros dispositivos. Surgem as maratonas de séries, os vídeos sob demanda (VOD) e os novos conteúdos seriados mais curtos, produzidos para atender aos requisitos de mobilidade e ao fenômeno de consumo de narrativas em vídeo pelas redes sociais (Youtube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat).

Nesta terceira edição, o NETLABTV é apresentado pelo Instituto NET Claro Embratel, que alia os serviços prestados pelo grupo a investimentos sociais que gerem impactos relevantes ao desenvolvimento do País nas áreas de Educação, Cultura e Cidadania. Trazendo soluções inovadoras, novas tecnologias e conectividade, o Instituto acredita que as tecnologias da informação e comunicação possibilitam o contato e o relacionamento entre as pessoas como pontes para o conhecimento e o entretenimento, estimulando o empreendedorismo e transformando talentos em protagonistas.

Assim, na presente edição, o NETLABTV mantém todos os conceitos originais do projeto, identificando talentos e aprimorando ideias de séries nas categorias FICÇÃO e NÃO FICÇÃO (variedades, documental, reality show e doc-reality) com foco em TV por assinatura e vídeo sob demanda (VOD), e cria a nova categoria SOCIAL VIDEO com inscrições abertas a jovens talentos de universidades, ensino médio, cursos livres, cursos técnicos e organizações sociais, atendendo ao crescente consumo de conteúdos de curto formato criados para as redes sociais.

Outra grande novidade desta edição são os lançamentos regionais que ampliam as ações de formação com a realização de palestras, mesas-redondas e oficinas gratuitas de roteiro para novos talentos em quatro cidades: Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. E mais, o blog NETLABTV traz entrevistas, vídeos tutoriais, estudos de casos, dicas e links para criar séries brasileiras de sucesso para TV, VOD, mobile, tablet e outros dispositivos móveis.

O NETLABTV cria oportunidades para que a sua ideia de série se torne realidade.

Confira o Regulamento, participe do Concurso e das demais ações do projeto.

Receba NossasNovidades