FAQ – Perguntas Frequentes

1. Sobre o Campus Mobile.

1.1 O que é o programa?

O Programa Campus Mobile é uma realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do BeOn, hub de inovação da Claro. Serão selecionados até 240 talentos com perfil empreendedor e inovador, com capacidade de criar soluções impactantes para a sociedade. Em todas as etapas do Campus Mobile, participantes terão a oportunidade de estar em contato com renomados profissionais que orientarão o desenvolvimento e viabilização de ideias de aplicativos e serviços.

 

1.2 Quais são os objetivos?

O Programa Campus Mobile tem como principal objetivo identificar, estimular e contribuir para a formação de talentos, na forma do regulamento, para atuação no desenvolvimento de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel e contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. É também interesse do Programa promover a diversidade de gênero, étnica e regional na área de desenvolvimento tecnológico e inovação.

 

1.3 Há algum tipo de sorteio ou pagamento para participar?

Não, esse concurso é de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento pelo candidato/candidata, nem vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem ou serviço.

 

1.4 Quais os benefícios?

Além dos prêmios concedidos às equipes que apresentarem o melhor desempenho durante o programa, o Campus Mobile também proporciona a todos os participantes a oportunidade de conhecer e entrar em contato com profissionais da área, participação em palestras e oficinas, e interação com outros participantes cujo principal interesse também é a inovação tecnológica. Estas características do Programa ajudam no desenvolvimento e no crescimento pessoal e profissional, contribuindo ao mesmo tempo para o surgimento de novas iniciativas diretamente relacionadas ao bem-estar social.

 

2. Inscrições.

2.1 As inscrições são gratuitas?

Sim.

 

2.2 Qual o período das inscrições?

Do dia 21/09/2023 ao dia 12/11/2023 até 23h59m (horário de Brasília).

 

2.3 Quantas pessoas podem se inscrever por Projeto?

As inscrições dos Projetos podem ser feitas individualmente ou em equipes de até 3 pessoas. Recomendamos trabalhar em equipe mesclando diferentes perfis; isso permite abranger mais áreas necessárias para o desenvolvimento do produto.

 

2.4 Quais as categorias em que posso inscrever meu projeto?

A 12ª edição do Campus Mobile tem seis categorias.

A primeira é a categoria Diversidade, e podem ser inscritos produtos e serviços que contribuam com empoderamento, combate à discriminação e promoção dos direitos de populações historicamente e socialmente minorizadas; projetos voltados para equidade de gênero, projetos nas temáticas étnico-racial, sexualidade, direitos humanos e inclusão das pessoas com deficiência são encorajados a se inscreverem nesta categoria, embora não sejam os únicos temas de interesse.

A segunda categoria é Educação. Projetos nessa categoria são produtos ou serviços inovadores para dispositivos móveis que promovam e aprimorem a aprendizagem dentro e fora da escola, o contexto escolar ou despertem o interesse pelos estudos; contribuam para a redução de desigualdade na Educação, contribuam para enfrentar a distorção idade-série e a evasão escolar, impactando estudantes, docentes, gestores e família.  Considerando o momento social atual, em que o mundo se torna cada vez mais digital, serão aceitas também propostas que facilitem a educação e o desenvolvimento de habilidades em meio a cultura digital, como o estímulo ao olhar crítico para uso eficiente das tecnologias, o envolvimento para construções colaborativas e o aprimoramento do ensino remoto.

Na terceira categoria, Entretenimento, são aceitas iniciativas voltadas ao lazer e ao entretenimento, bem como produtos e serviços ligados ao setor cultural, aos esportes e à economia criativa. Também fazem parte desta categoria jogos inovadores para plataformas móveis (2D, 3D, realidade aumentada, realidade virtual, baseados em localização, singleplayer ou multiplayer, online ou offline); jogos físicos apoiados e/ou mediados por aplicativos móveis, além de soluções digitais voltadas para e-sports.

A quarta categoria se chama Saúde, e nela cabem iniciativas voltadas a jornada do paciente, desde a prevenção por meio do bem-estar físico e mental, incentivando as pessoas a se tornarem agentes de sua própria saúde, como também no apoio ao diagnóstico, no acompanhamento e monitoramento do tratamento, no desfecho clínico e em outras etapas, por exemplo, remoção e internação. Também se encaixam na categoria produtos e serviços para dar apoio a profissionais em atividades clínicas, soluções para instituições de saúde visando melhorar a produtividade, ampliar a efetividade na assistência a pacientes, ou soluções que promovam o acesso igualitário ao sistema de saúde, além de projetos para o enfrentamento de epidemias.

A categoria Smart Cities aceita soluções que tornem as atividades em centros urbanos mais eficientes e melhorem a vida de seus habitantes, aprimorando aspectos do cotidiano como moradia, mobilidade, cidadania e segurança, além de iniciativas para comercialização de produtos e serviços (tanto B2B quanto B2C – atacado e varejo), projetos voltados para contabilidade e tributação de empresas, bem como soluções para pessoas fora do sistema financeiro formal ou para o setor bancário. O aprimoramento do ambiente de trabalho também faz parte do escopo desta categoria; assim, projetos voltados para melhoria das condições do(a) trabalhador(a) ou de suas instituições empregadoras em produtividade, automação, apoio a manufatura, logística, cadeia produtiva e outros serão aceitos em Smart Cities.

Por fim, a categoria Green Tech & Agtech é própria para projetos que contribuam para melhorar a vida dos habitantes em regiões rurais e suas atividades econômicas, como produção agropecuária, turismo ecológico, extrativismo sustentável e outras; também envolve projetos tecnológicos para agregação de valor em comunidades remotas, assim como iniciativas ligadas a uso racional de recursos naturais, preservação do meio ambiente e redução de riscos associados a mudanças climáticas.

 

2.5 O título do meu projeto pode conter gírias?

Sim, sendo, entretanto, proibido em qualquer hipótese o uso de palavras ou expressões ofensivas.

 

2.6 Onde faço as inscrições?

A ficha de inscrição online está disponível em https://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/inscricoes/. Para se inscrever, os candidatos, individualmente ou em equipe com até 3 membros, deverão preencher integralmente a ficha online. O não preenchimento dos campos obrigatórios (destacados em negrito) acarretará a desqualificação da inscrição.

 

2.7 Serão aceitas inscrições por e-mail ou correio?

Não serão aceitas inscrições enviadas por outros meios que não o mencionado acima.

 

2.8 Posso enviar documentos por e-mail como parte da inscrição?

Não. A avaliação das inscrições será baseada única e exclusivamente nas informações e documentos requeridos na ficha de inscrição. Qualquer documento adicional, enviado a critério da equipe não será considerado na avaliação.

 

2.9 Quantos estudantes serão selecionados?

Serão selecionados até 17 projetos por categoria para participar da etapa de Desenvolvimento dos Projetos, não excedendo o total de 240 participantes.

 

2.10 A inscrição é nacional?

Sim, podem participar do Campus Mobile estudantes de graduação, mestrado ou doutorado do Brasil ou pessoas recém-formadas no Ensino Superior do Brasil (graduação, mestrado ou doutorado) em 2022 ou 2023.

 

2.11 Não moro no Brasil, posso participar?

Não, a participação no concurso é restrita a pessoas residentes e domiciliadas no Brasil.

 

2.12 Posso inscrever mais de um projeto?

Não, cada candidato poderá participar com apenas um projeto e somente em uma categoria.

 

 

3. Condições de participação.

3.1 Quem pode participar?

Os candidatos devem apresentar as seguintes características:

  • Estar cursando graduação em Instituição de Ensino Superior no Brasil ou ter concluído graduação no Ensino Superior do Brasil em 2022 ou 2023, ou estar cursando mestrado/doutorado stricto sensu em Instituição de Ensino Superior no Brasil, ou ter concluído mestrado/doutorado stricto sensu em Instituição de Ensino Superior no Brasil em 2022 ou 2023.
  • Ter no mínimo 18 anos no ato da inscrição;
  • Ser responsável direto pelo projeto proposto: idealização e execução.

Não podem participar pessoas envolvidas diretamente com o programa, bem como seus cônjuges e parentes de até segundo grau.

 

3.2 Posso participar com uma ideia que já existe?

Sim, desde que seja uma adaptação relevante e promova transformações para o público-alvo e realidade inserida. A adaptação de uma ideia existente para outros contextos e realidades também é considerada inovadora para o Campus Mobile.

 

3.3 Sou estudante de pós-graduação, posso participar?

Estudantes de pós-graduação strictu sensu regularmente matriculados podem se inscrever no Programa Campus Mobile.

 

3.4 Os estudantes inscritos podem ser de instituições de ensino diferentes?

Sim.

 

3.5 Tenho menos de 18 anos, posso participar de alguma forma?

A inscrição no programa só é permitida a estudantes com 18 anos completos no momento da inscrição.

 

3.6 Preciso ser da área de exatas para me inscrever?

Não, pessoas de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever no programa.

 

3.7 Não sei programar, posso me inscrever?

Sim. Recomendamos trabalhar em equipe mesclando diferentes perfis, isso permite abranger mais áreas necessárias para o desenvolvimento do produto. Por isso, procure pessoas para ajudar no desenvolvimento do protótipo.

 

3.8 É permitida a inclusão posterior de estudantes nos projetos?

Não. A equipe inscrita no momento do preenchimento da ficha não poderá ser alterada após o término das inscrições.

 

3.9 O que acontece caso um estudante vinculado a um Projeto queira desistir do Programa?

Caso uma pessoa participante de um Projeto queira desistir, os outros participantes do Projeto assumem a responsabilidade de continuar seu desenvolvimento. O participante deverá comunicar formalmente sua desistência pelo endereço eletrônico contato@campusmobile.com.br. Ao formalizar sua desistência, o participante abre mão automaticamente das premiações posteriormente atribuídas ao Projeto ao qual estava vinculado.

 

 

4. Fases do programa.

4.1 No que consiste a primeira fase?

A primeira fase do programa é a Fase Preparatória. Após as inscrições serão selecionados até 17 projetos por categoria. As pessoas vinculadas aos projetos selecionados terão a oportunidade de desenvolver seus projetos, contando com o apoio de um mentor ou uma mentora. Participarão de palestras virtuais acerca de desenvolvimento de conteúdos ou serviços, e terão a sua disposição um Ambiente Virtual, onde poderão interagir com outros participantes, mentores, mentoras e especialistas convidados por meio de fóruns de discussão, áudio e videoconferências.

 

4.2 Quando ocorre a primeira fase?

Dos dias 22/01/2024 a 23/02/2024.

 

4.3 Como fico sabendo se eu fui selecionado/selecionada?

Às equipes selecionadas será enviado um comunicado, via e-mail, para o endereço eletrônico fornecido pelos participantes no momento da inscrição e preenchimento da ficha, sendo este e-mail de inteira responsabilidade de quem se inscrever. A lista de projetos participantes da 12ª edição também estará disponível no endereço https://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/.

 

4.4 Até quando poderei manifestar interesse e disponibilidade de participar do Programa?

Os selecionados deverão confirmar seu interesse e disponibilidade até o dia 11/12/2023, caso contrário perderão o direito de participação.

 

4.5 No que consiste a segunda fase?

A segunda fase do programa é a participação na Semana Imersiva. As pessoas vinculadas aos projetos selecionados terão a oportunidade de participar de atividades de formação e imersão, como oficinas e palestras, e interagir com mentores, mentoras e demais participantes. As atividades serão realizadas presencialmente em São Paulo. O objetivo dessa etapa é ajudar os participantes no refinamento de seus projetos e na elaboração de um protótipo, que será apresentado a uma Banca de Avaliação durante a Semana. Os 3 melhores projetos de cada categoria serão premiados com o valor líquido de R$ 2.700,00 e avançarão para a terceira fase.

 

4.6 Quando ocorre a segunda fase?

A Semana Imersiva ocorre no período de 25/02/2024 a 01/03/2024.

 

4.7 Com quais custos o programa arca durante a segunda fase?

O Instituto Claro irá custear hospedagem, traslado entre local da hospedagem e local das atividades e alimentação para participantes da Semana Imersiva.

 

4.8 A organização vai pagar minha passagem para São Paulo para participação na segunda fase?

Não. As despesas com a viagem da cidade natal de cada participante até São Paulo são de responsabilidade do mesmo.

 

4.9 Quando e onde são divulgados os projetos vencedores da segunda fase?

Os projetos vencedores da Semana Imersiva, também chamados projetos finalistas, serão divulgados por meio do endereço eletrônico https://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/ até o dia 01/03/2024.

 

4.10 No que consiste a terceira fase?

A terceira fase consiste na Finalização de Protótipos. A Organização do Programa estabelecerá metas aos projetos premiados na fase anterior. As equipes deverão apresentar os resultados até o dia 29/04/2024, quando uma Banca de Avaliação agendará uma data para apresentação dos projetos por videoconferência. Os projetos que atingirem suas metas serão premiados com o valor líquido de R$ 9.000,00 cada um.

 

4.11 Quando ocorre?

O período em que as equipem devem finalizar seus projetos e atingir as metas vai dos dias 06/03/2024 a 07/05/2024.

 

4.12 Quando e onde serão divulgados os projetos vencedores da terceira fase?

Os projetos vencedores da Fase 3 serão divulgados até o dia 07/05/2024, por meio do endereço eletrônico oficial do Programa https://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/.

 

4.13 No que consiste a quarta fase?

A quarta fase do programa consiste em uma viagem de imersão a cidade de São Francisco e ao Vale do Silício nos Estados Unidos, concedida às pessoas vinculadas ao Projeto com melhor desempenho em cada categoria. A viagem de imersão conta com visitas a empresas e universidades da região (como Amazon, Google, Stanford University e outras) e participação em eventos de tecnologia e negócios,

 

4.14 Quando ocorre?

A viagem está programada para setembro de 2024. As datas serão divulgadas via e-mail para o endereço eletrônico das pessoas premiadas.

 

4.15 Com quais custos o programa irá arcar?

O Programa custeará as despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte para os premiados e oferecerá orientações necessárias para obtenção de passaporte e visto, quando houver necessidade.

 

4.16 A organização vai pagar meu passaporte? E o visto?

Não, as despesas com passaporte e visto, bem como eventuais deslocamentos necessários para a obtenção de tais documentos é de total responsabilidade dos participantes.

 

4.17 Quanto tempo tenho para regularizar minha documentação de viagem?

As pessoas premiadas com a viagem deverão demonstrar que regularizaram sua documentação para entrar nos EUA com pelo menos 45 dias de antecedência em relação à data da Viagem de Imersão. Quem não apresentar esta documentação perderá o direito ao prêmio, bem como qualquer benefício associado ao mesmo.

 

5. Critérios de seleção.

5.1 Quais os critérios de seleção dos candidatos na inscrição?

Os critérios de seleção estão agrupados em:

ELIMINATÓRIOS: critérios de cumprimento essencial para todos e que devem ser preenchidos obrigatoriamente e sem exceção. São eles:

  • Estar cursando graduação em Instituição de Ensino Superior no Brasil ou ter concluído graduação no Ensino Superior do Brasil em 2022 ou 2023, ou estar cursando mestrado/doutorado stricto sensu em Instituição de Ensino Superior no Brasil, ou ter concluído mestrado/doutorado stricto sensu em Instituição de Ensino Superior no Brasil em 2022 ou 2023.
  • Ter no mínimo 18 anos no ato da inscrição.
  • Ter preenchido todos os campos obrigatórios da ficha de inscrição adequadamente;
  • Envio de arquivo referente ao documento de identificação válido de cada candidato/candidata com data de nascimento e nome completo legíveis;
  • Envio de arquivo referente ao comprovante de matrícula ou diploma ou atestado de conclusão de curso com data de emissão, de forma a demonstrar o vínculo entre cada integrante e sua respectiva Instituição de Ensino Superior;
  • O projeto descrito na ficha deve ser de um aplicativo/jogo/produto/serviço que faça uso da telefonia móvel e/ou de dispositivos móveis.

TÉCNICOS: critérios que tem como base os dados pessoais e de perfil preenchidos na ficha de inscrição, e critérios referidos aos Projetos inscritos.

A respeito do perfil dos candidatos:

  • Habilidade técnica (peso 3): Habilidade técnica dos candidatos que atestem sua capacidade de implementar o projeto.
  • Atitude criativa e empreendedora (peso 3): Capacidade de propor soluções inéditas e/ou inovadoras. Também será analisado o histórico e iniciativas anteriores que demonstrem o perfil empreendedor e a capacidade de viabilizar os projetos.
  • Autonomia e protagonismo (peso 2): Capacidade de aprender por contra própria e buscar conhecimentos.

A respeito do projeto submetido:

  • Originalidade e inovação (peso 2): O quão inovador é o projeto.
  • Impacto (peso 3): Definição do público-alvo e como o projeto chegará até este público.
  • Viabilidade técnica (peso 2): Recursos necessários para viabilização do projeto, procurando avaliar se esses recursos estão disponíveis.
  • Objetividade e clareza (peso 1): Se o projeto descreve objetivamente suas definições e aplicações, e se a descrição permite entender a ideia.

 

5.2 Posso mandar um vídeo na inscrição para explicar melhor minha ideia?

Cada equipe poderá submeter um vídeo de apresentação de no máximo 2 minutos. Você pode usar este vídeo para detalhar sua ideia, apresentar dados ou resultados preliminares e contar um pouco sobre a experiência da equipe idealizadora do projeto. Recomendamos incluir um vídeo como complemento a sua inscrição.

 

5.3 Quem seleciona os participantes?

O Comitê de Seleção é formado por profissionais da área de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, especialistas no mercado de aplicativos e serviços móveis e especialistas nas categorias do programa. Também estão envolvidos no processo de seleção o Instituto Claro, a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico e o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

 

5.4 Caso discorde da decisão do Comitê de Seleção, posso entrar com recurso ou impugnação?

Não, as decisões do Comitê de Seleção são soberanas, não cabendo, em qualquer fase do programa, recursos ou impugnação por parte dos participantes.

 

5.5 Quais os critérios de seleção da segunda fase?

Os critérios de seleção estão agrupados em:

ELIMINATÓRIOS:

  • Participação presencial na Semana Imersiva (25/02/2024 a 01/03/2024).
  • Apresentação e demonstração de protótipo para a Banca de Avaliação durante a Semana Imersiva (25/02/2024 a 01/03/2024).

TÉCNICOS:

  • Implementação: Habilidade técnica dos candidatos e qualidade da implementação do projeto apresentado.
  • Design e usabilidade: Apresentação visual do projeto, planejamento da interação, consistência da interface do aplicativo e eventuais testes com usuários.
  • Articulação (networking) e difusão: Envolvimento de outros atores importantes para viabilização final do produto (como organizações não-governamentais, empresas privadas e poder público), além da elaboração de planos para divulgação e adoção do projeto.
  • Inovação: Se a proposta é inédita ou se traz uma solução nova para um problema já abordado, ou se propõe a adaptação diferenciada de uma ideia existente.

 

5.6 Nessa fase, o que poderá ser usado como critério de desempate?

As Bancas de Avaliação poderão usar como critério de desempate a viabilidade e o potencial de impacto do Projeto.

 

5.7 Não posso participar da segunda fase; ainda posso receber prêmios?

A participação presencial na Semana Imersiva é essencial. É obrigatório que o Projeto esteja representado na Semana Imersiva, caso contrário o projeto será eliminado irrecorrivelmente.

 

5.8 Como será o processo de avaliação na terceira fase?

Os projetos selecionados na terceira fase serão avaliados no mês de maio de 2024 por uma Banca de Avaliação por meio de videoconferência. Os critérios de seleção estão agrupados em:

ELIMINATÓRIOS:

  • Apresentação do projeto para a Banca de Avaliação (por videoconferência) na data determinada.
  • Cumprimento das metas estabelecidas pela Organização no início da etapa de Finalização de Protótipos.
  • Apresentação de um protótipo funcional referente ao Projeto para a Banca de Avaliação na data agendada.

TÉCNICOS:

  • Implementação: Habilidade técnica dos candidatos e qualidade de implementação do projeto apresentado.
  • Design e usabilidade: Qualidade da apresentação visual do projeto, planejamento da interação, consistência da interface e eventuais resultados de testes com usuários.
  • Articulação (networking) e difusão: Articulação com outros atores importantes para a viabilização do produto final, como captação de investidores, articulação com o poder público, empresas privadas ou organizações não-governamentais; além de planos de divulgação do projeto.
  • Realização: Evidências da utilização real do aplicativo/jogo/produto/serviço. É encorajada a apresentação de eventuais impactos e da abrangência da utilização do aplicativo.

 

 

6. Premiação.

6.1 Qual a premiação?

Os dezoito projetos que obtiverem melhor classificação na Semana Imersiva (três em cada categoria) serão classificados para a etapa de Finalização de Protótipos e premiados com o valor líquido de R$ 2.700,00 cada um. A segunda parcela da premiação, no valor líquido de R$ 9.000,00, será entregue aos projetos selecionados que cumprirem as metas estabelecidas pela Banca de Avaliação.

O prêmio final, concedido às pessoas vinculadas aos melhores projetos de cada categoria será a participação na Viagem de Imersão.

 

6.2 É permitido a transferência do prêmio a terceiros?

Não, é vetado participantes a transferência do prêmio a terceiros.

 

 

7. Direito autoral e propriedade intelectual.

7.1 A ideia selecionada será divulgada para a mídia?

Sim.

 

7.2 Caso eu desenvolva um produto, poderei comercializá-lo?

Sim, os direitos autorais não se modificam, permanecendo de propriedade de quem teve a ideia.

 

 

 

Importante

Se você tiver outras dúvidas, entre em contato com a organização do Campus Mobile pelo e-mail: contato@campusmobile.com.br.

 

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