Uma revisão da literatura sobre a utilidade dos serviços de telefonia móvel e de aplicativos de smartphones por pequenos agricultores mostrou vantagens em pontos específicos da cadeia produtiva. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of International Development e sugerem que os produtores rurais foram beneficiados durante o planejamento da produção, no gerenciamento de riscos relacionados ao clima e pela facilidade em receber pagamentos.

Para chegar a essas conclusões, a pesquisadora Heike Baumüller, da Universidade de Bonn (Alemanha), analisou 23 estudos com pequenos agricultores da África, Ásia e América Latina. As pesquisas reunidas abordavam serviços de mensagens de texto, helplines e aplicativos que forneciam previsões do tempo, informações de mercado e finanças.

Limitações

Apesar de identificar vantagens no planejamento e na gestão de riscos, o levantamento alertou sobre a escassez de pesquisas sobre o uso de aplicativos pelos pequenos agricultores, assim como a aplicação de metodologias irregulares. Para a autora, isso impediu uma análise aprofundada sobre a apropriação tecnológica por esse público em outros campos.

“No que diz respeito aos serviços de celulares voltados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, acesso a insumos, educação e redes sociais, os resultados da pesquisa são muito limitados para tirar conclusões significativas”, advertiu.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Smart Farms

Mercado agrícola inteligente deve triplicar crescimento até 2025

Tecnologias usadas para detecção de pragas e monitoramento da pecuária são impulsionadoras

há 2 semanas
Smart Farms

Em quatro anos, uso de smartphones no campo brasileiro saltou de 17% para 61%

Pesquisa ouviu 2,8 mil produtores em 15 estados brasileiros

há 3 semanas
Diversidade

Cresce acesso à internet por idosos, apontam pesquisas

Porcentagem de pessoas maiores de 60 anos conectadas à rede mais que dobrou em quatro anos

há 3 semanas
Geral

Campus Mobile abre inscrições para edição 2018 e traz novas categorias

Programa incentiva jovens estudantes a criarem soluções para a sociedade por meio da tecnologia móvel

há 3 dias

Receba NossasNovidades