De Jacarta ao Rio de Janeiro, milhões de pessoas em todo o mundo começam e terminam os seus dias no trânsito. O uso de aplicativos de mobilidade, entretanto, pode ajudar a tornar os trajetos de 15% a 20% mais rápidos até 2025, segundo o relatório “Cidades inteligentes: soluções digitais para um futuro mais livre”.

Segundo o documento produzido pelo The McKinsey Global Institute (MGI)”, em 2018, o potencial dos aplicativos de mobilidade varia de acordo com a densidade de cada cidade, com a infraestrutura de trânsito existente e com os padrões de deslocamento. “Em uma cidade como Nova York, tecnologias inteligentes economizam ao viajante aproximadamente 15 minutos por dia. Em uma cidade em desenvolvimento, os trabalhadores podem ganhar de 20 a 30 minutos todos os dias”, complementa.

O levantamento sugere que a sincronização de sinais de trânsito é capaz de reduzir a média de viagens em mais de 5% em cidades em desenvolvimento, onde a maioria das pessoas viaja de ônibus. Aplicativos de navegação em tempo real evitam atrasos e ajudam os viajantes a escolherem o caminho mais rápido. Além disso, apps de estacionamento inteligentes podem apontar vagas, eliminando o tempo gasto em círculos pelos quarteirões da cidade.

O relatório conclui que a coleta e análise de dados sobre o uso e tráfego de transporte público ajudará as cidades a tomarem melhores decisões sobre a modificação de rotas de ônibus, a instalação de sinais de trânsito e de ciclovias. Os dados também são úteis para pautar os investimentos orçamentais e para priorizar infraestruturas mais necessárias na cidade.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Geral

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 7 meses
Geral Smart Cities Smart Farms

Conheça os projetos uShare e SimSilo da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos ajudam moradores universitários e previnem acidentes em silos agrícolas

há 8 meses
Diversidade Games Geral

Conheça os projetos AnimaLibras e Emily Is Afterlife da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos têm foco na cultura surda e na vida de Emily Dickson

há 9 meses
Educação Geral Saúde

Conheça os projetos MagicCard e Naveghi Book da 11ª edição do Campus Mobile

Soluções se destacaram ao trazer inovação para as categorias educação e saúde

há 10 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.