Soluções mobile, de inteligência artificial e internet das coisas podem contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite as diversidades de gênero, religião, étnico-racial, orientação sexual, idade, entre tantas outras. Por isso, o Campus Mobile também investe em projetos que atuem para redução da criminalidade e promoção dos direitos de mulheres e negros.

O Brasil enfrenta diversos problemas em relação ao direito das minorias. Listado como o quinto país que mais mata mulheres no mundo,  91,7% das cidades brasileiras não contam com delegacias especializadas no atendimento a esse perfil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse cenário dificulta as denúncias e desampara ainda mais quem necessita.

A juventude negra também enfrenta graves problemas para se manter viva. A campanha Vidas Negras, lançada em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca que, a cada 23 minutos, um jovem negro é morto no Brasil devido à sua etnia. Por dia, pelo menos 63 mortes são registradas. O índice é alarmante e constitui uma grande ameaça não só para os negros, como também para toda a sociedade.

A tecnologia pode servir como aliada para superar demandas sociais como essas. Aplicativos móveis podem atuar na conscientização e no alerta contra violências, sendo facilitadores no momento de uma denúncia ou procura por ajuda. Um exemplo disso é o app Juntas, que possibilita que mulheres em situação de risco estejam conectadas a redes de pessoas e entidades que atuam nessa causa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Diversidade

Categoria Diversidade estimula soluções inclusivas, de empoderamento e combate ao preconceito

Organizações podem se beneficiar de soluções tecnológicas que promovam igualdade em seu interior

há 5 anos
Diversidade

Direitos humanos e diversidade podem se beneficiar de inteligência artificial, aponta pesquisador

Aprendizado de máquina, visão computacional e processamento de linguagem já são utilizados contra violências e discriminações

há 5 anos
Diversidade

5 formas da tecnologia colaborar com a igualdade de gênero

Lista criada pelo Fundo Global para Mulheres pode inspirar projetos de inovação

há 5 anos
Games

Categoria Games: jogos auxiliam no aprendizado em sala de aula

In Situ e Tríade trabalham conteúdos de disciplinas de forma lúdica e dinâmica

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.