O Instituto Claro anunciou, hoje (12/12), os projetos que irão para a etapa de desenvolvimento da 8ª edição do programa Campus Mobile. Ao todo, foram selecionados 94 projetos.

De 6 a 31/1, os selecionados passarão por uma fase de formação. A cada semana, eles vão acompanhar palestras online (transmitidas ao vivo pelo YouTube) com especialistas em tecnologia, inovação e, também, com integrantes das bancas avaliadoras de cada uma das categorias.

As transmissões serão abertas ao público e têm o objetivo de aumentar o conhecimento e fornecer informações para que os jovens consigam incrementar suas ideias e se preparem para as próximas etapas do concurso.

Já na semana presencial, que acontece em fevereiro, em São Paulo (SP), os participantes ficam cinco dias imersos em maratonas de programação (hackatons), mentorias, palestras, oficinas, visitas técnicas e apresentação dos projetos. Nessa fase, a ideia é aprimorar o que já foi desenvolvido, fazer ajustes nos projetos e deixá-los prontos para a banca que irá selecionar os finalistas da 8ª edição.

Ao final, serão escolhidos, entre os finalistas, seis projetos vencedores, sendo um de cada categoria. Além de um prêmio em dinheiro, os participantes ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecerem algumas das mais importantes empresas de tecnologia do mundo.

O Campus Mobile é uma iniciativa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-USP) e patrocínio do Instituto Claro. A 8ª edição, que é considerada a maior desde que o programa surgiu, teve um total de 304 inscrições – 40% a mais do que no ano anterior –, com 685 participantes de 25 estados do país.

Para mais informações sobre a programação das palestras online que acontecem em janeiro, acompanhe as redes sociais do Instituto Claro.

Confira a lista completa:

Smart Cities

– Aua Bank
Fintech que visa prover microcrédito a pequenos negócios, atraindo clientes para esses estabelecimentos com ações de publicidade direcionadas;

– Baby Advisor
Plataforma que agrega diversos serviços de atendimento a crianças de 0 a 5 anos, como creche, babá, transporte escolar e instituições para atividades extracurriculares. Permite avaliar e encontrar os serviços mais adequados em uma determinada área;

– Campainha QR
Aplicativo que usa QR code para substituir campainhas de casa;

– Caramelo
Plataforma para unir pessoas engajadas no acolhimento de animais de rua e grupos de apoio a animais. Visa promover a adoção e o apadrinhamento e fomentar doações;

– CAROL – Chatbot de Auxílio ao Registro de Ocorrências e Litígios
Plataforma que visa aprimorar o registro de incidentes relacionados à segurança. Por meio de um chatbot, a ferramenta deverá orientar sobre as providências cabíveis, de acordo com cada caso;

– Chinelando
Aplicativo para apoiar pessoas que costumam fazer caminhadas, provendo informações como: iluminação das ruas, regularidade das calçadas e movimentação. A partir disso, permite recomendar boas rotas;

– Dispafast
Plataforma para aprimoramento da logística de envio de produtos diversos, que otimiza a rota de quem entrega;

– Futura – Casas inteligentes, despesas inteligentes
Sistema IoT que permite saber, em tempo real, o consumo de energia elétrica dos equipamentos de sua casa. O aplicativo deve disponibilizar as informações de consumo e estimativa de gastos, além de permitir ligar e desligar os aparelhos;

– Guime – Palmilha eletrônica com tecnologia RFID para ajudar locomoção das pessoas com deficiência visual em pisos táteis
Aplicativo que se conecta a uma palmilha eletrônica para identificar a localização da pessoa com deficiência visual e sugerir rotas. A meta é gerar estes dados a partir de pisos táteis com tags RFID;

– Mapa de Mistérios do Recife
Aplicativo para exploração turística gameficada da cidade do Recife, associando pontos turísticos a artefatos colecionáveis e entidades fantásticas;

– NIDE – Monitoramento de morros e encostas
Plataforma que utiliza dados de rede de sensores e técnicas de aprendizado de máquina para o monitoramento do risco de desastres;

– NOMU – Sistema de Monitoramento da Qualidade e/ou Volume e Predição de Consumo de Água
Sistema baseado em IoT para monitoramento da qualidade da água e predição de seu consumo;

– Polímians
Plataforma para difundir espetáculos teatrais e de dança, que provê capacitação para agentes culturais e visa facilitar a captação de patrocínio para estas companhias artísticas;

– Share Food
Marketplace para pessoas que queiram vender produtos alimentícios de forma autônoma ou para quem tiver excedentes para doação;

– weSearch
Plataforma que visa conectar pesquisas científicas desenvolvidas nas universidades com empresas potencialmente beneficiadas pelos resultados.

Smart Farms

– Agro.Exports
App que realiza a análise de dados dos produtores e permite que o usuário acesse as suas informações de forma comparativa ao mercado internacional. Promove o aprendizado sobre produtos, como se inserir no mercado internacional e os aspectos jurídicos introdutórios;

– AgroAnuncios – Plataforma de escoamento de produtos agrícolas
Marketplace onde produtores rurais poderão divulgar e negociar diretamente com os comerciantes, aumentando a autonomia do produtor e oferecendo aos comerciantes uma gama maior de fornecedores;

– Daily Milk – Sistema de Gerenciamento com Precisão na Produção Leiteira
Sistema de gerenciamento que permite a melhoria do controle de variabilidade nutricional e organizacional, otimizando o desempenho da fazenda leiteira, visando minimizar o alto custo e maximizar a produção;

– FARM.GO – Agricultura Familiar em um Click
App que tem por objetivo conectar produtos da agricultura familiar a pessoas da cidade que buscam alimentos saudáveis sem sair de casa. Entregadores parceiros podem se cadastrar e receber por horas trabalhadas;

– FishEye
Rede de monitoramento da qualidade da água;

– GROOT
Sistema de IoT para agricultura, composto por dispositivos que analisam o solo em poucos segundos, sem a necessidade de extração de material;

– HeLoCow
Aplicativo que permitirá que o criador saiba, em tempo real, onde cada animal do rebanho se encontra e suas informações de saúde, ganho de peso, alimentação e outros hábitos;

– Iagro Inteligência Artificial para o Agronegócio
Startup que utiliza inteligência artificial e IoT no agronegócio para acompanhamento do desenvolvimento dos frutos;

– Leiloaê
E-commerce para compra e venda de bovinos;

– Minha Feira
App que tem como propósito facilitar o negócio entre produtores e consumidores agrícolas, terceirizando, ou não, o serviço de entrega para profissionais cadastrados no aplicativo;

– MIP 4.0 – Manejo Intensivo de Pastagens
Sistema de gerenciamento de pastagens que, por meio de imagens multiespectrais coletadas por drones, determina a capacidade suporte de uma área de pastagem, infere qual é o valor proteico do pasto e o tempo máximo que os animais podem se alimentar nessa área;

– SAL: Soil Analysis by Light
Sistema de monitoramento da qualidade do solo por meio da análise óptica da concentração de matéria orgânica presente e exibição dos dados no celular;

– Smart Irrigation – Irrigação Inteligente em áreas sem acesso a internet utilizando IoT
Automação do processo de irrigação que leva em conta a cultura, umidade do solo, umidade e temperatura do ar, intensidade luminosa etc.;

– TecHortas
Aplicativo e serviço de monitoramento que possibilita a observação da horta via smartphone e a autorregulação do sistema, para que haja a menor quantidade de desperdício possível;

– Tree Sense
Solução para monitoramento e gestão de florestas plantadas e nativas para atuação no mercado de crédito de carbono;

– Urano: Central de monitoramento climático destinado a agricultura
Central meteorológica, com enfoque na agricultura, que coleta dados sobre o clima ininterruptamente e disponibiliza as informações para serem acessadas e monitoradas pelo agricultor.

Diversidade

– UP_WOMAN – Plataforma de auxílio ao empreendedorismo feminino
Plataforma que apoia mulheres empreendedoras por meio do gerenciamento de doações de materiais e equipamentos;

– AdApp
Aplicativo que visa motivar e qualificar mulheres em TI;

– Best Acess
Aplicativo para mapeamento colaborativo de acessibilidade que visa facilitar a criação de rotas para pessoas com deficiência;

– Bifrost
Aplicativo que visa proporcionar uma experiência melhorada na apreciação de obras de arte para pessoas cegas, por meio do compartilhamento das impressões de visitantes anteriores;

– ChartVision: Uma aplicação móvel para interação com gráficos de dados por deficientes visuais
Aplicativo voltado a pessoas com deficiência visual, que fornece audiodescrição e resposta tátil de gráficos;

– Entendido: Um aplicativo para os LGBTs
Aplicativo voltado à população LGBT, que visa trazer mais acesso à informação, principalmente em relação a direitos e segurança;

– Fala Mulher – Aplicativo de proteção a mulheres para casos de violência e estupro
Aplicativo que visa o acionamento do serviço de segurança pública para ajudar mulheres em situação de emergência;

– Include Sênior – Inclusão Digital para a Terceira Idade
Aplicativo para auxiliar pessoas idosas que possuem smartphones no uso de serviços populares de mobilidade, entregas, comunicação e comércio eletrônico;

– Matchfy – Porque todos merecem o seu match
Aplicativo de relacionamento com abordagem gameficada e mapeamento de personalidade;

– Portal Lacrei
Rede de apoio voltada à comunidade LGBT que centraliza informações e serviços, conectando essas pessoas a profissionais de direito, psicologia e serviço social;

– produtorAs
Plataforma para divulgação e comercialização de produtos feitos por mulheres que moram em áreas rurais;

– Radar do Preconceito
Plataforma que agrega denúncias de diferentes tipos de discriminação e permite mapear lugares com incidência de preconceito;

– Tsaro: menos intolerância para mais segurança
Aplicativo voltado ao combate à intolerância que visa prover alertas em tempo real, conforme a localização da pessoa e a ocorrência registrada;

– VISUMED
Aplicativo que permite que uma pessoa cega ou com baixa visão tenha acesso à bula de uma medicação por áudio, utilizando a câmera ou pesquisa por voz;

– Viva Mulheres
Plataforma para rastrear, denunciar e mapear agressores de mulheres.

Educação

– AdeLibras
Jogo interativo para o aprendizado de Libras junto com o conteúdo de educação básica (português e biologia), utilizando palavras e gifs;

– Amigoácido
Jogo para o aprendizado sobre código genético, com figuras lúdicas que representam 20 aminoácidos;

– Be: Encontre sua carreira profissional
Ferramenta que auxilia estudantes e profissionais da área de educação durante a fase de escolha profissional;

– Benkyou – Sistema gratuito de verificação de aprendizagem de estudantes de graduação brasileiros baseado no ENADE
Serviço que possibilita que universitários verifiquem seu nível de aprendizado no curso de graduação;

– CHASE – Chatbot de Assistência para a Sala de aula
Assistente de sala de aula que visa sanar as dúvidas dos alunos em relação aos conteúdos de química;

– Colega
Plataforma que ajuda vestibulandos a escolherem o curso e a faculdade de sua graduação e apoia calouros no período de transição para a faculdade;

– Corujinhas
Jogo que acompanha e incentiva a criança no desenvolvimento da caligrafia e da alfabetização, de forma lúdica;

– Depois da Aula
Aplicativo que conecta dois estudantes – um com facilidade e outro com difuldade em uma determinada matéria – para que ambos estudem juntos;

– Eu não sei ainda: Tupi!
Aplicativo que visa ensinar a língua Tupi de maneira divertida, dinâmica e engajante para todo mundo que tenha curiosidade e interesse na língua e cultura indígenas do Brasil;

– FinanKids – Aplicação voltada para contribuir no aprendizado de educação financeira infantil no Brasil
Aplicativo voltado ao público infantil que contribui para a aprendizagem de conceitos básicos sobre educação financeira;

– Julius
Solução para conscientizar o consumidor sobre a sua situação financeira e ajudá-lo a atingir suas metas por meio de uma tecnologia que une educação personalizada com uma ferramenta de organização e acompanhamento das finanças pessoais;

– Librics
Conjunto de histórias interativas onde o jogador pode mudar o rumo da narrativa. Um intérprete de Libras estará presente o tempo inteiro, e as associações entre as cenas e imagens com os sinais apresentados estimularão o aprendizado da criança;

– MindLand – A Jornada do Aprendizado
Aplicação que introduz o conceito do pensamento computacional a crianças por meio de exercícios lógicos e matemáticos, de maneira lúdica e interativa;

– Pravaler – Ferramenta de Ensino de Educação Financeira
Aplicação mobile para o aprendizado de educação financeira utilizando como base a metodologia ativa de resolução de problemas e investigação matemática;

– SAPIENTIA: Plataforma de Ensino Gamificada Compatível com a Educação 4.0
Plataforma de monitoramento do desempenho educacional utilizando elementos de gamificação;

– study++
Aplicativo que apoia estudantes dos ensinos fundamental e médio no estudo para olimpíadas de conhecimento na área de exatas.

Games

– Árvores da Terra
No game, o jogador deve decidir como usar os recursos da melhor maneira, fazendo crescer sua floresta virtual e aprendendo sobre desenvolvimento sustentável;

– Avassalador
Jogo multijogador que busca fazer uma representação fiel do período medieval, colocando seus partipantes nos papéis de suseranos e senhores feudais;

– Caça ao Tesouro
Jogo físico auxiliado por aplicativo e baseado em localização. Um organizador cria caças ao tesouro, propondo desafios que devem ser resolvidos pelos outros jogadores em eventos ao ar livre;

– Carimbo Puzzle
Jogo casual lowpoly que desafia o jogador a completar um tabuleiro usando o menor número possível de carimbadas;

– Corpo: proteção máxima
Nesse jogo de estratégia em tempo real, o jogador tem, sob seu comando, o sistema imunológico de um paciente, com objetivo de derrotar as doenças que o ameaçam;

– Following Seas
Jogo mobile local em que o jogador e sua dupla pirata devem lidar com múltiplas tarefas para sobreviver e derrotar os monstros à sua espreita;

– Genys
Jogo móvel educativo que apresenta a genética por meio da interação com seus personagens, os blorgs;

– JumonGO
Jogo com o propósito de ensinar, de forma divertida, a escrita dos caracteres do alfabeto japonês;

– Leito Amigo
Jogo móvel que visa apoiar a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, reforçando a importância da prevenção para evitar infecções;

– Light Inside
Jogo de quebra-cabeças imersivo que busca, além de entreter, conscientizar e educar sobre vários problemas de saúde mental, de forma criativa;

– Lunette
Jogo que busca trabalhar a percepção de uma criança sobre a maneira de lidar com os sentimentos e emoções. Nele, o jogador deve ajudar o pequeno Eli a restabelecer o equilíbrio dos planetas ao seu redor;

– Market Rush
Endless Runner dentro de um supermercado. O jogador deve coletar todos os produtos da lista de compras com cautela, pois os que estão fora dela podem custar muito caro;

– Sephyr
Jogo de plataforma 2D em um mundo de fantasia medieval, onde o jogador deve ser habilidoso para desviar dos ataques dos inimigos e derrotá-los;

– Sherlock Wolf
Jogo de estratégia com multijogador local que realiza a adaptação digital do jogo social a “A cidade dorme”;

– SlapTrap
Uma variação do jogo de cartas rouba-monte, com vidas e cartas armadilha, projetado para plataformas móveis;

– Smol
O jogador assume o papel de Smol: um gato mago que tentará libertar os heróis aprisionados por um bruxo maligno, num roguelike que mistura ação, estratégia e jogos de cartas.

Saúde

– Afeto
Aplicativo para suporte a jovens grávidas em situação de vulnerabilidade, que disponibiliza informações e assistência profissional durante a gravidez e primeiro ano da criança;

– ALMA – aplicativo para monitoramento de fístula arteriovenosa
Aplicativo usado em conjunto com um hardware que visa facilitar monitoramento de fístulas arteriovenosas em pacientes que fazem hemodiálise;

– AuTapp
Aplicativo para auxiliar pais de crianças autistas a criarem e monitorarem rotinas e identificarem situações nas quais elas têm encontrado dificuldades, com auxílio de terapeutas;

– Gestante Digital- Aplicativo para acompanhamento pré-natal
Aplicativo para acompanhamento da gravidez, voltado a mulheres que utilizam o serviço público de saúde, digitalizando a caderneta da gestante do SUS;

– Graphi
Aplicativo para auxiliar a comunicação entre pediatras, pais e crianças, provendo maneiras simplificadas e interativas de visualizar informações do monitoramento do crescimento;

– Health Virtual Assistent – HVA
Aplicativo que instrui crianças sobre cuidados para doenças crônicas e realização de exames, visando tranquilizar esse público no momento do atendimento;

– Helphys 2.0 – Auxílio ao tratamento fisioterapêutico
Sistema para registrar atividades de fisioterapia realizadas em casa, permitindo que pacientes aprimorarem a execução de exercícios fora do consultório e que profissionais possam acompanhar sua evolução;

– Herói Cuidador
Plataforma para auxiliar pessoas que cuidam de pacientes com Alzheimer, que oferece informações relevantes para o cuidado e apoia os cuidadores em sua própria saúde mental;

– MapVacinas
Plataforma que dissemina informações sobre doenças e as vacinas usadas para prevení-las. Permite localizar postos e clínicas com disponibilidade das vacinas;

– Plataforma de apoio a mães e cuidadores de criança com microcefalia
Rede de apoio a mães e cuidadoras de crianças com mirocefalia, que oferece informações sobre a evolução da criança e cuidados necessários com os sintomas mais comuns, além de permitir registros em forma de diário;

– Prevenção de lesões no esporte de alto rendimento por Inteligência Artificial
Sistema que visa calcular o risco de lesão muscular em atletas profissionais, usando dados obtidos por rede de sensores IoT e exames clínicos processados por algoritmo de aprendizado de máquina;

– Protótipo de aplicativo móvel para viabilização do AIDPI na Atenção Básica de Saúde
Aplicativo que apoia profissionais de enfermagem no atendimento infantil, de forma a facilitar o acesso às informações relevantes e a tomada de decisão;

– PSICoop
Plataforma que oferece um diário para registro de emoções para pacientes em tratamento psicoterapêutico. O obetivo é permitir que profissionais acompanhem a evolução de seus pacientes ao acessarem os relatórios gerados a partir dos registros;

– Smart PillBox
Porta remédios inteligente, integrado a um aplicativo que notifica o horário de consumir os medicamentos. Sensores no dispositivo permitem detectar se a caixa foi aberta ou não, diminuindo a chance de esquecimento;

– SmartCare
Sistema que utiliza dados de uma pulseira inteligente conectados a uma central para monitorar idosos e identificar situações de risco, como quedas e variações bruscas no estado de saúde, alertando familiares e profissionais;

– SpineTech
Dispositivo eletrônico vestível, integrado a um aplicativo, que permite coletar dados sobre a postura em tempo real. O objetivo é contribuir para corrigir patologias advindas da má postura: escoliose, cifose e lordose.

Parabéns a todos os selecionados!

Texto atualizado em 20/12/2019, às 16h29.

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