Respeitar a diversidade é uma forma de promover os direitos humanos. O artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) aponta que não deve haver discriminação ou violência por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou qualquer outro motivo. E o combate às violações de direitos humanos pode ter na inteligência artificial (IA) um forte aliado, segundo o pesquisador do Centro de Ciências dos Direitos Humanos, da Universidade Carnegie Mellon, Enrique Piracés.

“No futuro, é provável que os direitos humanos se beneficiem de áreas específicas da IA, como aprendizado de máquina, visão computacional e processamento de linguagem. Esses avanços melhorarão a capacidade dos pesquisadores de descobrirem, traduzirem e analisarem informações relevantes”, apontou Piracés no livro “Novas Tecnologias para o Direito e Prática dos Direitos Humanos”.

Segundo o especialista, alguns experimentos já estão em prática. Uma parceria da Universidade de Sheffield e da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, usou a IA para prever, de forma precisa, as decisões judiciais do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A equipe acertou 79% dos resultados.

“Isso sugere que a IA poderia ser usada para descobrir padrões nas decisões judiciais. Essa abordagem aumentaria o sucesso e a eficácia da defesa dos direitos humanos, auxiliando advogados no planejamento de suas estratégias”, justifica.

Outra experiência acontece na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Depois de ouvir os desafios que as organizações de direitos humanos enfrentavam para conseguir verificar o grande volume de vídeos online com violações e crimes, os pesquisadores apostaram em aplicativos de IA para criarem fluxos de trabalho mais eficientes.

“Eles criaram métodos de visão computacional e aprendizado de máquina para processar e analisar rapidamente uma grande quantidade de vídeos. Essas ferramentas ajudam os profissionais de direitos humanos a detectarem áudio como explosões, tiros ou gritos nos vídeos; a contarem o número de pessoas presentes em um determinado quadro; a descobrirem a geolocalização da gravação; entre outros”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Diversidade

Categoria Diversidade estimula soluções inclusivas, de empoderamento e combate ao preconceito

Organizações podem se beneficiar de soluções tecnológicas que promovam igualdade em seu interior

há 5 anos
Diversidade

5 formas da tecnologia colaborar com a igualdade de gênero

Lista criada pelo Fundo Global para Mulheres pode inspirar projetos de inovação

há 5 anos
Geral

Instituto Claro prorroga inscrições da 8ª edição do programa Campus Mobile

Jovens universitários ou recém-formados podem cadastrar seus projetos até 24/11

há 4 anos
Educação

Categoria Educação busca projetos que estimulem soluções instigantes para alunos e professores

Brasil ainda luta com índices alarmantes de analfabetismo. Tecnologia pode ser grande aliada nesse combate

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.