Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a maior parte dos municípios brasileiros (60,4%) é majoritariamente rural. Pois é justamente nessas áreas menos urbanizadas e distantes dos grandes centros que a tecnologia é mais necessária e capaz de promover bons impactos. Pensando nisso, o Campus Mobile apresenta a categoria Smart Farms, que estimula a inovação de produtos e serviços para os negócios e o desenvolvimento de regiões rurais e pequenas aldeias.

“O uso de dispositivos móveis pode aumentar produtividade e eficiência no contexto de agronegócio, principalmente quando a tecnologia permite usar dados e informações sensíveis ao contexto; o que certamente é uma vantagem para negócios em áreas rurais. Além disso, o celular é muitas vezes uma ponte de acesso à integração de tecnologias. Em soluções com hardware isso é muito importante”, aponta o pesquisador doutor Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP), Marcelo Archanjo.

A categoria Smart Farms está alinhada ao segundo objetivo dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A diretriz orienta sobre a necessidade de acabar com a fome e alcançar a segurança alimentar, assim como de promover uma agricultura sustentável.

Soluções mobile, de inteligência artificial e de internet das coisas podem colaborar para fortalecer o Brasil como grande produtor de alimento mundial e beneficiar diretamente a agricultura familiar. A agricultura familiar e os pequenos produtores são hoje responsáveis por produzir aproximadamente 70% dos alimentos consumidos nas mesas de todo o país.

A tecnologia também é necessária no campo para mudar práticas, pensar novas formas de produção e alternativas sustentáveis. Segundo dados do Observatório do Clima, de 2016, cabe ao setor agropecuário 69% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Para completar, a pegada hídrica e o desmatamento também são problemas que necessitam de saídas criativas e inovadoras.

Uma terceira e última área que pode ser tema de bons projetos mobile é a social. O desenvolvimento de serviços e produtos de telefonia móvel é capaz de promover empregos e o crescimento econômico sustentável tanto nas pequenas propriedades quanto nas vilas rurais.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Geral

Instituto Claro prorroga inscrições da 8ª edição do programa Campus Mobile

Jovens universitários ou recém-formados podem cadastrar seus projetos até 24/11

há 4 anos
Educação

Categoria Educação busca projetos que estimulem soluções instigantes para alunos e professores

Brasil ainda luta com índices alarmantes de analfabetismo. Tecnologia pode ser grande aliada nesse combate

há 5 anos
Geral

Campus Mobile abre inscrições para edição 2018 e traz novas categorias

Programa incentiva jovens estudantes a criarem soluções para a sociedade por meio da tecnologia móvel

há 5 anos
Smart Cities

Categoria Smart Cities busca iniciativas para cidades mais humanas e sustentáveis

Tecnologia pode ajudar a superar desafios de mobilidade urbana, qualidade do ar, água, energia, entre outros

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.