Leonardo Valle

O celular é uma ferramenta que pode ajudar a identificar espécies nativas da Mata Atlântica, como embaúba, ipê-amarelo, jequitibá, pau-brasil e pau-ferro. O aplicativo Natu Contos, criado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, permite fazer isso de uma forma diferente: usando contos literários sobre essas espécies. As obras são narradas por cantores brasileiros. O aplicativo está disponível gratuitamente na plataforma iOS.

O funcionamento é simples: o usuário realiza uma “caça ao tesouro” pelas árvores. Para isso, escolhe o local de sua expedição e segue um mapa na tela do celular, integrado ao GPS, até a planta identificada. Quando uma árvore é encontrada, um vídeo traz informações sobre ela e, depois, um conto fica disponível para ler ou ouvir debaixo de sua copa.

Depois de coletadas, as histórias e as fichas técnicas de cada espécime vão para uma biblioteca e podem ser relidas e ouvidas outras vezes.

A plataforma reúne árvores mapeadas em parques e praças das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Uberaba (MG). No futuro, seus desenvolvedores esperam expandir o projeto para mais cidades do Brasil.

Os contos presentes no aplicativo são “Amélia e seu Ipê-amarelo”, de autoria de Índigo com narração de Tiê;  “Árvore de Estimação”, de Tiago de Melo Andrade e narração de Lenine; “À procura do Pau-Brasil”, de Andrea Pelagagi com narração de Fernanda Takai; “O pica-pau e o Pau-ferro”, de João Anzanello Carrascoza e narração de Mart’nália e “Simãozinho e o pé de Embaúba”, de Claudio Fragata e narração de Ney Matogrosso.

Com Ciclo Vivo

Crédito da imagem: divulgação

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Concentração de árvores nas cidades está relacionada à boa qualidade do ar

Estudos em São Paulo mostram que espécies absorvem metais pesados e gás carbônico da atmosfera

há 1 ano
Notícias

Cartilha adapta, para público infantil, documento da ONU sobre direitos da criança e meio ambiente

Publicação explica efeitos da poluição ambiental e define responsabilidades dos governantes

há 3 semanas
Notícias

Corte de recursos, de técnicos e da participação social caracterizam atual política ambiental, diz pesquisadora

“Saída pode estar na mobilização de estados, municípios e sociedade civil”, sugere

há 3 semanas
Notícias

Ilustrações do artista peruano Ivan Ciro Palomino refletem sobre temas sociais e ambientais

“A arte permite ver o problema e nos questionar sobre como resolvê-los”, explica

há 2 meses

Receba NossasNovidades