Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Marcelo Abud

O aplicativo Walp – da mescla das palavras em inglês wave (onda) e help (ajuda), algo como “onda de ajuda” – foi criado em outubro do ano passado pelos alunos da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. O objetivo principal do projeto é usar a tecnologia a favor das pessoas, ajudando ONGs e instituições que necessitam de donativos a encontrarem doadores próximos de sua localização.

A idealização ocorreu ainda em 2016, no concurso do programa Startup in School, que premia aqueles que querem fazer a diferença na vida dos seus semelhantes, exercitando a solidariedade. A iniciativa é uma parceria do Centro Paula Souza (CPS) com o Google e a consultoria Ideias de Futuro.

App criado por alunos de Etec de São Caetano do Sul foi lançado durante final do StartUp in School de 2017. Pedro Rezende está à direita na foto

 

Para entender melhor as inspirações para a criação da ferramenta, disponível, por enquanto, apenas para aparelhos Android, o instituto Claro conversou com um dos idealizadores, o jovem Pedro Rezende, de apenas 17 anos. “Eu queria fazer uma doação para alguma instituição próxima e não encontrei. Sou estudante e não tenho tempo para pesquisas demoradas. Imaginei que esse era o dilema de muitas pessoas ocupadas em suas rotinas e foi então que tive a ideia do aplicativo”, conta.

O download é gratuito e a partir daí o usuário tem acesso às instituições cadastradas mais próximas de sua casa por meio de um dispositivo de geolocalização. Ao navegar pela plataforma, é possível fazer uma busca por tipo de atendimento, além de entender as necessidades de cada organização. No podcast, é possível ouvir também o depoimento de um organizador de uma instituição que recebe donativos via Walp.

Outro destaque do programa é a possibilidade do doador interagir com as ONGs. “As instituições cadastram suas necessidades, assim os interessados visualizam como podem contribuir. A partir do momento que a pessoa doa, ela recebe um respaldo daquilo que foi feito com a sua doação”. Desta maneira, ele acredita que há a geração de um vínculo emocional entre as partes, o que leva os usuários a participarem sempre mais.

Para indicar e se cadastrar como nova ONG ou se tornar um novo doador, basta acessar o site do Walp e/ou baixar o aplicativo no Google Play. Também é possível entrar em contato pelo e-mail: contato@walpweb.com.br.

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Amanhã” (Guilherme Arantes), “Pela internet 2” (Gilberto Gil) e “Eu preciso” (George Israel e Paula Toller), com Kid Abelha.

Crédito das imagens: divulgação

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.