Leonardo Valle

Você sabia que ao deixar de consumir carne por um dia, uma pessoa economiza 14 quilos de CO2 – o equivalente a 100 quilômetros rodados em um carro comum. Os dados são da Campanha Segunda Sem Carne, iniciativa criada nos Estados Unidos, em 2003, e que atualmente está em 35 países. No Brasil, ela é liderada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) desde 2009.

“Somos a maior campanha do mundo. Graças às parcerias com a Prefeitura de São Paulo e com as secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação do mesmo estado. São mais de 100 municípios e três milhões de pessoas beneficiadas”, comemora a gerente da Campanha, Mônica Buava. Atualmente, toda a rede de escolas da capital paulista e as 48 unidades penitenciárias do estado adotam a medida.

Quatro vezes benéfica

A água é a principal beneficiada pela redução do consumo de carne em um dia. “Devido ao uso intensivo do recurso hídrico na cadeia de produção de carne e derivados, cada pessoa economiza cerca de 3.400 litros diariamente – quantidade suficiente para atender necessidades básicas de 30 pessoas”, compara Buava. Ainda de acordo com a SVB, a economia pode alcançar 1,9 bilhão de litros de água por semana, o que corresponde a 21 milhões de banhos.

O segundo benefício está relacionado à emissão de gás carbônico – problema desencadeador do efeito estufa e do aquecimento global. Em cada segunda sem carne, a pessoa deixa de emitir 14 quilos de CO2. “Isso equivale a 100 quilômetros rodados em um carro comum”, destaca.

Para completar, mais de 80% do desflorestamento ocorrido no Brasil entre 1990 e 2005 foram motivados pela conversão de terras férteis em terrenos para o gado pastar, segundo o relatório “O estado das florestas do mundo”, de 2016, lançado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“A redução na proteína animal também ajudaria a combater a fome. Os pastos poderiam ser utilizados para a produção de grãos”, reforça. Por fim, um prato sem carne é igual a menos sofrimento para os bichos. Estima-se que, a cada ano, o mundo abata 65 bilhões de animais para consumo. Estes sofrem com confinamento intensivo, aceleração química de crescimento e mutilações.

Dicas para começar

A influenciadora digital Nívea Rando aderiu ao Segunda Sem Carne desde fevereiro de 2017, com apoio de um nutricionista. “Recomendo começar aos poucos, trocando apenas uma refeição por dia. Quando estiver bem adaptado, faça duas refeições sem carne e assim por diante”, orienta.

Já a engenharia química Elizabete Takahama aderiu à Campanha motivada por duas amigas vegetarianas. “Não pretendo cortar a carne definitivamente da minha vida, mas é uma ajuda. Para mim, foi muito fácil passar um dia sem a proteína animal no cardápio”, garante.

Para substituir a carne, a dica é investir em alimentos vegetais igualmente proteicos. Os principais são as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico e soja), quinua, castanhas e aveia. A SVB oferece, ainda, materiais de apoio, indicações de receitas, de substituições e de restaurantes em seu site e no site da campanha.

Talvez Você Também Goste

Conheça 15 direitos do jovem aprendiz

Lei federal garante carteira de trabalho assinada, jornada reduzida, férias e 13º salário

“Salão solidário” oferece serviços estéticos a pessoas em situação de vulnerabilidade

Objetivo de cabeleireiros e manicures do projeto é atuar como agentes de transformação social

Pessoas LGBTQIAP+ vítimas de preconceito podem desenvolver alcoolismo

Segundo especialistas, estresse causado pela discriminação é gatilho para o consumo excessivo de bebidas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.