Contra-narrativas ao discurso de ódio são todo o conteúdo produzido online por pessoas de grupos minorizados visando estimular o diálogo e o respeito à diversidade. Isso inclui memes, gifs, vídeos, jogos, depoimentos, entre outros. Para estimular os jovens a criarem contra-narrativas, a Safernet criou o SaferLab – um laboratório de ideias destinado a pessoas de 16 a 25 anos.

Os interessados possuem até o dia 1 de março de 2018 para se inscreverem. Os selecionados participarão de uma formação para aprender diferentes estratégias de comunicação. “As dez melhores ideias que estimulem o diálogo, o respeito e a diversidade serão premiadas com valores de R$ 1,5 mil e R$ 12 mil, para serem colocadas em prática”, explica a diretora de projetos especiais da Safernet, Juliana Cunha.

“A proposta é promover o protagonismo e trazer informações sobre diferentes grupos, especialmente aqueles que são alvo de discriminação e violência na internet, como Lgbtqi, mulheres, negros e indígenas”, diz.

#ChamaPraConversa

Para lançar a iniciativa, o Saferlab também criou um jogo de cartas chamado #ChamaPraConversa, que está disponível gratuitamente na internet. Além disso, há um guia para a produção de contra-narrativas ao discurso de ódio na web.

Segundo Juliana, as contra-narrativas e demais ações afirmativas são uma segunda camada para o combate ao discurso de ódio. “A primeira é a denúncia e a aplicação da lei contra os crimes. As violações recebidas pela Safernet, por exemplo, ficam arquivadas em uma base de dados disponível ao Ministério Público”, complementa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Discurso de ódio online ou presencial pode ser denunciado em qualquer delegacia, orienta cartilha

Defensoria do RJ recomenda que vítima deixe claro que pretende que agressor seja processado

há 4 anos
Notícias

Especial étnico-racial reúne expressões que debatem racismo e preconceito

Especialistas explicam em vídeos no Instagram sete verbetes que integram dicionário recém-lançado

há 5 meses
Notícias

Especial Cidadania e Eleições: tire suas dúvidas e prepare-se para votar de maneira consciente

Vídeo, reportagem, podcasts e plano de aula trazem conceitos fundamentais da democracia

há 2 anos
Notícias

Especial LGBTQIA+: conheça mais sobre as letras da sigla

Série de reportagens tem foco em grupos invisibilizados

há 2 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.