Contra-narrativas ao discurso de ódio são todo o conteúdo produzido online por pessoas de grupos minorizados visando estimular o diálogo e o respeito à diversidade. Isso inclui memes, gifs, vídeos, jogos, depoimentos, entre outros. Para estimular os jovens a criarem contra-narrativas, a Safernet criou o SaferLab – um laboratório de ideias destinado a pessoas de 16 a 25 anos.

Os interessados possuem até o dia 1 de março de 2018 para se inscreverem. Os selecionados participarão de uma formação para aprender diferentes estratégias de comunicação. “As dez melhores ideias que estimulem o diálogo, o respeito e a diversidade serão premiadas com valores de R$ 1,5 mil e R$ 12 mil, para serem colocadas em prática”, explica a diretora de projetos especiais da Safernet, Juliana Cunha.

“A proposta é promover o protagonismo e trazer informações sobre diferentes grupos, especialmente aqueles que são alvo de discriminação e violência na internet, como Lgbtqi, mulheres, negros e indígenas”, diz.

#ChamaPraConversa

Para lançar a iniciativa, o Saferlab também criou um jogo de cartas chamado #ChamaPraConversa, que está disponível gratuitamente na internet. Além disso, há um guia para a produção de contra-narrativas ao discurso de ódio na web.

Segundo Juliana, as contra-narrativas e demais ações afirmativas são uma segunda camada para o combate ao discurso de ódio. “A primeira é a denúncia e a aplicação da lei contra os crimes. As violações recebidas pela Safernet, por exemplo, ficam arquivadas em uma base de dados disponível ao Ministério Público”, complementa.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Jogo de tabuleiro da ONU explica Agenda 2030 para crianças

Atividade disponível para download é voltada a participantes de oito a 10 anos

há 13 horas
Notícias

Site reúne materiais de enfrentamento ao coronavírus nas comunidades brasileiras

Dicionário das Favelas compila relatos de moradores, artigos e iniciativas de apoio a grupos vulneráveis

há 3 dias
Notícias

Greenpeace indica 10 filmes para saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade

Produções abordam temas como consumo de carne, preservação de corais e impactos do aquecimento global

há 5 dias
Notícias

Unicef ensina a proteger e entreter crianças durante quarentena contra coronavírus

Documentos reúnem dicas para evitar ansiedade por meio de conversa e brincadeiras em casa

há 1 semana

Receba NossasNovidades