Leonardo Valle

Ambientes informais de aprendizagem podem contar com um guia online com informações sobre como trabalhar a educação ambiental por meio de técnicas e ferramentas participativas. A cartilha é uma realização do Instituto Mamirauá e orienta educadores e mediadores para o desenvolvimento de atividades e resolução de possíveis problemas, que podem ser úteis em ações, projetos ou programas de educação ambiental.

A publicação discute, entre outros assuntos, a importância da atuação do educador ambiental e das ferramentas participativas no seu trabalho; descreve técnicas de aproximação e primeiras abordagens com a comunidade, assim como instrumentos para compreensão do perfil dos participantes e para análise de problemas e busca por soluções. Há ainda sugestões sobre monitoramento e avaliação de atividades sobre o tema, dicas de dinâmicas e perguntas-guias para elaboração de uma proposta de projeto.

A educação ambiental é atribuída aos espaços formais de educação, por meio da interdisciplinaridade e transversalidade da área no currículo escolar; e aos espaços não formais de educação, como unidades de conservação, prefeituras, sindicatos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, assentamentos de reforma agrária, entre outros.

O tema como política pública é estabelecido pela Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea – Lei nº 9.795/99) com base nos artigos nº 205 e 225 da Constituição Federal. Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Veja mais:
Livro de educação ambiental explica a vida de Chico Mendes para crianças
E-book gratuito aborda educação ambiental sobre manguezais
Livro infantil online discute sustentabilidade e cultura da floresta amazônica

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Livro de educação ambiental explica a vida de Chico Mendes para crianças

Conteúdo pode ser utilizado para atividades sobre o tema

há 6 meses
Notícias

Projeto aproxima crianças e adultos das aves por meio de atividades lúdicas

“Pássaros podem evitar disseminação de doenças e estimular agricultura”, diz criador do Roda de Passarinho

há 12 meses
Notícias

Educação ambiental e cidadania são temas de curso EAD

Primeiro módulo pode ser acessado gratuitamente

há 2 anos
Notícias

Apenas 6,7% dos territórios quilombolas reconhecidos têm títulos de propriedade, aponta USP

Segundo pesquisa da universidade, disputas econômicas estão entre as causas para o não reconhecimento

há 15 horas

Receba NossasNovidades