Sarah Fernandes

Acompanhar a gestão do dinheiro público e participar das decisões sobre onde ele será investido são dois direitos fundamentais para a cidadania, porém ainda distantes do cotidiano de muitos brasileiros. Se o tema parece um desafio reservado para quem está próximo ao mercado financeiro, o projeto Em Busca do Tesouro vem mostrar que esse também é um assunto de criança.

Por meio de gibis, revistas e tirinhas digitais da Turma da Mônica, o objetivo do projeto é ensinar conceitos de finanças públicas, responsabilidade fiscal e transparência para estudantes do ensino fundamental. A iniciativa é da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Banco Interamericano Desenvolvimento (BID).

No site do projeto, os pequenos economistas podem ler as revistinhas e responder ao quiz sobre finanças públicas e pessoais. Professores que queriam utilizar o material em sala de aula também encontram no site um manual e um fórum de debate. O projeto será implantado em escolas públicas do Distrito Federal. A expectativa é que ele chegue a 30 mil crianças, mil professores e 150 escolas ainda em 2019.

O cartunista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, destacou durante a cerimônia de lançamento, realizada em Brasília na última semana, que o projeto tem a missão de ajudar “cada brasileirinho e cada brasileirinha” a cuidar do seu dinheiro e fazer com que as futuras gerações se preocupem mais com o uso do dinheiro público. “Com a ajuda de todos, podemos fazer um Brasil diferente, mais desenvolvido, mais justo, mais humano e, podem acreditar, alcançar um futuro melhor.”

A representante do Pnud, Maristela Baioni, afirmou durante o evento que “essa formação de gestão fiscal, educação fiscal, educação financeira e controle social é fundamental para a construção de cidadania e de efetiva participação social”.

Com Pnud

Veja mais:
Explicar economia na linguagem do jovem ajuda a reduzir endividamento dessa população
Game ensina a administrar recursos de uma cidade

Crédito da imagem: reprodução Facebook Tesouro Nacional

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Explicar economia na linguagem do jovem ajuda a reduzir endividamento dessa população

No Youtube, economista e rappers se unem para traduzir conceitos sobre mercado e educação financeira

há 7 meses
Notícias

Publicação da ONU alerta sobre a morte de crianças provocada por questões ambientais

570 mil meninas e meninos até cinco anos falecem anualmente por infecções respiratórias, apontam dados

há 11 meses
Notícias

Brasil avança em saúde infantil, mas violência contra adolescentes continua sendo desafio

“Protegemos a criança, mas não garantimos sua sobrevivência na década seguinte”, analisa especialista do Unicef

há 12 meses
Notícias

Desenho animado ensina Libras para crianças surdas e ouvintes

Min e as Mãozinhas pode ser visto gratuitamente pela internet

há 1 ano

Receba NossasNovidades