Apagar as luzes durante uma hora é a proposta da campanha Hora do Planeta, que em 2018 acontece no sábado 24 de março, das 20h30 às 21h30. O evento mobiliza moradores de cidades de todo o mundo com o objetivo de conscientizar sobre as mudanças climáticas e a importância da biodiversidade.

No Brasil, haverá atividades especiais em diversos municípios. Além disso, os participantes também podem cadastrar suas iniciativas e eventos no Mapa da Hora. A programação completa está disponível no site da campanha.

A Hora do Planeta foi lançada em 2007 pela ONG WWF, em 2007, na cidade de Sydney (Austrália). Em 2017, ocorreram ações nos sete continentes, em 187 países e territórios, com mais de 3.000 monumentos apagados. Somente no Brasil, foram 145 cidades e mais de 600 construções participantes, com o envolvimento de 250 mil pessoas.

“Biodiversidade e natureza sustentam nossas vidas, economia, saúde, bem-estar e felicidade. É o alicerce do nosso planeta vivo. Estamos empurrando o planeta e seus sistemas naturais até o limite”, adverte Marco Lambertini, diretor-geral do WWF Internacional.

O coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, destaca que, além dos efeitos mais visíveis, o aquecimento da temperatura global também provoca consequências silenciosas para a biodiversidade.

“No Brasil, as mudanças climáticas terão efeito em espécies importantes para a cultura e economia nacional, como o pequi ou o café, que poderão sofrer uma drástica perda na produção”, destaca.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Em vídeo, cientistas debatem ameaças aos oceanos

Segundo especialistas, mudanças climáticas e poluição por microplástico estão entre os principais problemas

há 5 anos
Notícias

ONU intitula restauração de ecossistemas como objetivo da próxima década

Intenção é combater crise climática e melhorar segurança alimentar, fornecimento de água e biodiversidade

há 5 anos
Notícias

6 benefícios pouco conhecidos das florestas para o planeta

Lista divulgada pela FAO inclui fornecimento de alimentos, medicamentos e até combustível

há 5 anos
Notícias

Vídeo da USP ensina sobre ciclo do carbono e energias não renováveis

Produção explica, de forma didática, relação do elemento químico com efeito estufa e aquecimento global

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.