Leonardo Valle

Uma websérie com cinco episódios apresenta iniciativas de agroecologia na Amazônia. “Da floresta à mesa” retrata projetos de agricultura familiar em atividade na região do Médio Solimões. As ações têm assessoria técnica do Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto Mamirauá e financiamento do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O primeiro episódio enfoca pesquisas que visam entender a agricultura migratória na região e como os agricultores fazem o manejo dessas áreas. Entre os projetos, está o “Monitoramento remoto da conversão de habitats florestais em agroecossistemas”, que faz parte de um longo programa que monitora, por imagens de satélite, áreas de conversão florestal que estão sendo utilizadas para esse fim. As avaliações desse processo, ao longo de 30 anos, revelou que 60% dos locais de plantio já eram áreas reutilizadas pelos agricultores, evitando a derrubada de floresta primária.

O segundo episódio aborda o uso do método Pastoreio Racional Voisin (PRV), que é a adoção de práticas que conciliam a conservação ambiental e eficiência produtiva. A divisão da área de pastagem em porções menores e a rotatividade do gado no terreno são iniciativas dessa metodologia.

O terceiro episódio é sobre a assessoria técnica ao manejo de abelhas sem-ferrão. O produtor pode utilizar de seus produtos – mel, pólen e própolis – e, simultaneamente, contribuir com a biodiversidade do planeta. Esses insetos realizam a polinização, serviço fundamental para o desenvolvimento das culturas agrícolas.

O quarto e quinto episódio serão destinados à experiência com a Casa de Polpas, instalada na Reserva Amanã, e as Casas de Farinha, na Floresta Nacional de Tefé.

A websérie tem direção de fotografia de Marcello Nicolato e Leonardo Lopes, produção de Eunice Venturi e João Cunha e edição de Bernardo Oliveira.

Com Ciclo Vivo

Veja mais:
Legado de Chico Mendes, reservas extrativistas ajudaram a frear desmatamento da Amazônia
Desmatamento zero e rotação do gado ajudam pecuária a reduzir impactos ambientais

Crédito da imagem: print da Websérie “Da floresta à mesa”

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Estudo prevê como floresta amazônica reagirá ao aquecimento global

Entre possibilidades, carência de fósforo pode dar espaço para vegetação típica de cerrado

há 1 semana
Notícias

Livro infantil online discute sustentabilidade e cultura da floresta amazônica

“SustentaMundo – Viagem Amazônica” possui versões em português, inglês, espanhol e audiobook

há 3 semanas
Notícias

Desmatamento na Amazônia Legal cresceu 24% entre agosto de 2018 e março de 2019, aponta monitoramento

Pará, Mato Grosso e Amazonas são os estados líderes em destruição da floresta no período

há 4 meses
Notícias

Dossiê explica importância das unidades de conservação para preservação da Amazônia

Documento interativo reúne fotografias, mapas, tabelas e infográficos

há 4 meses

Receba NossasNovidades