Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Marcelo Abud

A constituição coloca a educação como direito de todos com o objetivo do pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho. Este é o ponto de partida do debate entre o educador, cientista político e coordenador geral licenciado da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e a professora titular do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Lisete Arelaro.

Eles discutem os avanços do país na área do ensino, ao longo dos anos, e alertam para os recentes retrocessos envolvendo assuntos como a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, valorização dos profissionais da educação e a inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino.

Também, apontam a Emenda Constitucional 95, que instituiu um teto de gastos públicos, como um dos principais entraves para o setor da educação evoluir. Citam também, neste contexto, a reforma do ensino médio e a ameaça de privatização da gestão escolar.

O debate nesse áudio compõe o capítulo 3 da série de podcasts “30 anos da Constituição Cidadã e os dias de hoje”. Acesse os outros episódios:

1. Um resgaste histórico
2. Meio ambiente e indígenas
4. Saúde e direitos trabalhistas
5. Crianças, mulheres e direitos humanos
6. Ciência e comunicação

Ficha técnica
Apresentação: Marcelo Abud e Letícia Couto
Produção: Marcelo Abud e Daniel Grecco
Locução: Daniel Grecco
Trabalhos técnicos: Rodrigo de Vasconcelos
Editora de conteúdo: Desirèe Luíse
Realização: Instituto Claro
Apoio: Instituto de Psicologia da USP

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.