Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Marcelo Abud

Em 1º de julho de 2018, o Buzum estacionou no Instituto Butantan, zona oeste de São Paulo. O público presente teve oportunidade de acompanhar sete sessões gratuitas da peça Mamulengo, uma das 11 criações da trajetória do grupo. Durante 20 minutos, por meio de uma dezena de bonecos, crianças e adultos conhecem melhor o maracatu e a cultura popular de Pernambuco.

A apresentação faz parte do projeto “Buzum nas férias”, que percorre parques e museus durante o mês de julho. “Já fizemos sessão com uma criança de colo e com uma senhora de bengala. O boneco comunica de forma muito fácil e imediata”, aponta uma das fundadoras da iniciativa Mariane Gutierrez, ouvida pelo Instituto Claro neste podcast. Diretora de produção do Buzum, ela explica que, durante as programações de férias, o público é mais variado. No entanto, ao longo do ano, o destino são escolas públicas em regiões com difícil acesso à cultura.

Foto de dois atores manipulando bonecos em cena de peça de teatro. Ao fundo, há 5 bonecos representando indígenas e um pássaro
“O boneco comunica de forma muito fácil e imediata”, aponta Mariane Gutierrez (crédito: Daniel Grecco)

Bagagem

Os temas encenados pelo Buzum tratam de assuntos importantes para crianças e jovens, como ecologia, sustentabilidade e educação. “Tem um espetáculo sobre bullying, que é para adolescente, e outro de alimentação saudável, que a gente estreou esse ano”, complementa Gutierrez.

Ao longo do trajeto, os três ônibus do grupo já alcançaram “mais de meio milhão de crianças e professores e percorreram aproximadamente 2 mil escolas em trezentos mil quilômetros, nos últimos oito anos”, afirma a diretora. “A cidadania está também na equipe, que tem o privilégio de levar a cultura de graça e com qualidade para diferentes regiões do Brasil, porque a gente acredita que um país melhor passa absolutamente por cultura e educação”, conclui Mariane Gutierrez.

Mariane Gutierrez faz pose e sorri na frente de um ônibus colorido. É dentro deste ônibus que são realizadas as peças
Mariane Gutierrez utiliza o teatro para falar sobre educação e cidadania para crianças (crédito: Marcelo Abud)

 

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Forró do Mamulengo”, de César Maluf, “Nos bailes da vida” (Fernando Brant / Milton Nascimento), “Sabor de vitória” (César Maluf).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.