Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Eu fiquei encantada com a ideia de ter um café filosófico na periferia.”
(Alessandra Silveira – designer e voluntária do CAPS)

Participantes do Caps na comemoração do aniversário do Centro, em 2017 (Crédito: divulgação)

 

A filósofa, poeta e pedagoga Maria Vilani fez o colegial (atual ensino médio) aos 41 anos de idade, juntamente com dois de seus cinco filhos: Kleber – hoje conhecido como o rapper Criolo – e Clayton, professor de inglês e português da rede pública de São Paulo. O interesse dela em disseminar conhecimento, tanto em família como para a comunidade, ficou nítido nesse período. “Para aqueles que trabalhavam fora e não tinham condição de estudar, por uma razão ou outra, eu gravava as lições em fita cassete para eles escutarem e irem bem na prova”, revela.

Em 1990, Dona Vilani fundou o Caps (Centro de Arte e Promoção Social), no Grajaú, extremo sul de São Paulo. Com encontros aos finais de semana, a ONG promove rodas de conhecimento sobre questões que envolvem o cidadão em seu contexto sociocultural, político, econômico e psíquico.

O Caps conta com profissionais voluntários das mais diversas áreas que compartilham seus saberes com a comunidade em rodas de construção do conhecimento gratuitas de cidadania, poesia, estudos da arte e psicopedagogia.

Enquanto luta para conquistar sua sede própria, o Caps utiliza o Centro Cultural Grajaú também para promover o Ateliê de Escrita da Quebrada. “A proposta é que a pessoa que venha para o ateliê passe por todos os processos da feitura do livro, desde a escrita, a diagramação, a editoração até a visita à gráfica”. As atividades do Caps acontecem nos finais de semana e a agenda pode ser acompanhada pelo site e redes sociais da ONG.

Créditos:
As trilhas, trechos de músicas e poesias declamadas no áudio são de Criolo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.