Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é
um processo de mudança no qual a exploração dos
recursos, o direcionamento dos investimentos, a
orientação do desenvolvimento tecnológico e a
mudança institucional estão em harmonia e reforçam
o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações
e necessidades humanas.”
(Trecho do relatório Brudtland, de 1987)

 

Gro Harlem Brundtland é considerada a “mãe da sustentabilidade”,
em função do relatório que leva o nome dela (Crédito: divulgação)

 

Se hoje é possível encontrar jovens que têm na ponta da língua o conceito de desenvolvimento sustentável e possuem atitudes em prol do meio ambiente, uma boa parte dessa responsabilidade é da médica Brundtland. Ex-primeira ministra da Noruega e estudiosa de assuntos ambientais e do desenvolvimento humano, Gro Harlem Brundtland presidiu a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), nos anos 1980.

Em abril de 1987, a Comissão Brundtland, como ficou conhecida, publicou o relatório Nosso Futuro Comum – ou Relatório Brundtland. Conceitos como o de sustentabilidade entravam para o debate público pela primeira vez. Trinta anos depois, a doutora em Ciências Sociais e especialista em Gestão Responsável para Sustentabilidade Vivian Blaso explica a origem e a importância que o relatório teve; a evolução desde 1987 e quais desdobramentos esse documento gerou em torno do desenvolvimento sustentável.

Uma das definições oriundas do relatório é a de que “O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.

No áudio, a também professora Vivian traz ainda novos conceitos, que atualizam a ação em torno da sustentabilidade. Entre eles, o “decrescimento sereno”, defendido por Serge Latouche e tratado por ele como uma “utopia concreta” para que sociedades produtivistas evitem catástrofes ecológicas e humanas.

 

LINKS:

– Conheça o Relatório Brutdland ou Nosso Futuro Comum
http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/nosso-futuro-em-comum-conheca-o-relatorio-de-brundtland/

– Conheça o blog Conversa Sustentável, da professora Vivian Blaso
http://www.conversasustentavel.com.br/ultimos-posts/

Créditos: as músicas instrumentais usadas como identificação desse podcast foram criadas por Reynaldo Bessa. A composição que ilustra a reportagem é “O Sal da Terra” (Beto Guedes/Ronaldo Bastos), com Beto Guedes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.