Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Marcelo Abud

Ser um jogador profissional de futebol é sonho de muitos meninos e meninas em todo o Brasil. Diego Oliveira não desistiu de seu objetivo e, com muita criatividade e arte, soube driblar os adversários. Hoje, ele é um dos principais atletas de uma modalidade esportiva que tem conquistado adeptos no mundo todo, o “freestyle” ou futebol estilo livre. Mais que isso, Diego consegue aliar o esporte com ações sociais, que levam música e arte para comunidades carentes.

Desde os 7 anos de idade, com o apoio dos pais, Diego frequentava escolinha de futebol. Na escola, a paixão pela educação física era evidente. Até os 19 anos, perseguiu o sonho de atuar profissionalmente e chegou a participar das categorias de base do Corinthians, Portuguesa e Matonense. Quando já havia decidido abandonar o futebol para fazer faculdade e trabalhar, vê uma série de comerciais de TV com craques do futebol brasileiro fazendo malabarismos com a bola. Então, em 2007, resolve fazer um vídeo em que aparecia imitando seu ídolo Ronaldinho Gaúcho. Não demora para o próprio Diego passar a estrelar comerciais na TV. Nos últimos 10 anos, Diego Freestyle já esteve em mais de 30 países ensinando sua arte e representando o Brasil em torneios internacionais.

Diego Freestyle em aula no Instituto Neymar Jr. (crédito: reprodução do YouTube)

 

Além da sua força de vontade inspiradora, no áudio, Diego também comenta sobre os seus trabalhos na área social como forma de retribuição às inúmeras vitórias que conquistou na vida pessoal e profissional. Sobre uma dessas iniciativas, afirma: “Participar de jogos, como o ‘Fome só de bola’, me permite realizar o sonho de estar ao lado de vários jogadores que sempre sonhei e ainda ajudar o próximo”. Em um desses eventos, realizado em dezembro de 2017, foram arrecadas 18 toneladas de alimentos, distribuídas para 130 instituições.

Sobre o Freestyle

O futebol freestyle é uma modalidade esportiva em que o jogador realiza “tricks” (manobras) com a bola e demonstra sua habilidade ao equilibrá-la de maneira criativa no corpo. Desde 2009, o futebol freestyle conta com uma federação internacional que agrupa cerca de 80 países de todas as partes do mundo.

Créditos

As músicas utilizadas na edição do podcast são: “Rap do Diego Freestyle” (homenagem criada e interpretada pelo rapper angolano Kanhanga) e “Baião destemperado” (Barbatuques).

Diego Freestyle em evento na China (crédito: Facebook)

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.