Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Marcelo Abud

Coordenador do laboratório de teoria social, filosofia e psicanálise (Latesfip) da USP, Christian Ingo Lenz Dunker, foi ouvido pelo Instituto Claro e fez uma análise dos retrocessos sociais dos últimos anos e da sensação de mal-estar que acomete o brasileiro.

De acordo com o psicanalista e professor, “estamos vivendo um franco retrocesso continuado e agudo desde 2013, em relação às conquistas da Constituição de 1988”. O cidadão que teve sua situação social melhorada agora se frustra com as perdas de direitos, o que aumenta o sofrimento dessa pessoa. “Isso tem um efeito de apatia, de desengajamento, de descrença no sistema representativo, nas instituições, na possibilidade de que o Estado seja também representante dos nossos interesses”.

Christian Dunker durante entrevista ao Instituto Claro (crédito: Marcelo Abud)

 

Autor de livros que somam teorias sociais e psicanálise, Dunker vê o sofrimento como uma psicopatologia que soma os sintomas mentais a problemas sociais. Na entrevista, ele avalia como o momento atual do país aumenta os conflitos entre gerações, classes sociais e raças, por exemplo, e distancia o brasileiro de seu pleno exercício de cidadania, aumentando o mal-estar.

Créditos
As músicas utilizadas no áudio, por ordem de entrada, são: “Homem primata” (Ciro Pessoa / Marcelo Fromer / Nando Reis / Sérgio Britto), com Titãs, “Até quando esperar” (Joel Gutje / Philippe Seabra), com Plebe Rude e “Milagres” (Cazuza / Denise Barroso / Frejat), com Barão Vermelho.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.