Marcelo Abud

A gravidez na adolescência traz inúmeros problemas para as mães, pais e bebês. Há riscos para a saúde da menina e também para o recém-nascido, que pode ter menos peso que o recomendado. Além disso, muitas dessas adolescentes precisam abandonar os estudos para cuidar de seu filho.

Esse é o tema deste podcast, que ouviu a ginecologista e obstetra Albertina Duarte Takiuti. Professora na faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo ambulatório de ginecologia da adolescência do Hospital das Clínicas e coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ela lida há mais de duas décadas com o acolhimento de jovens que engravidam.

A ausência dos meninos é citada por Albertina Duarte como um dos principais problemas da gravidez na adolescência (crédito: Marcelo Abud)

 

Um dos primeiros problemas mencionados pela especialista é a ausência do pai. Segundo pesquisas da médica e do programa estadual, apenas 20% dos homens adolescentes visitam regularmente os filhos após cinco anos do nascimento. “Ele não vai deixar o futebol nem de surfar ou brincar de skate porque precisa trabalhar e sustentar aquela criança”. Já a mãe jovem, normalmente, tem dificuldade de voltar a estudar e, consequentemente, de dar sequência aos planos para o futuro.

Para Duarte, os debates e conversas com adolescentes devem envolver questão de gênero e de empoderamento da mulher. Aliás, é o que costuma tratar em rodas de conversa que conduz no Hospital das Clínicas e também na Casa do Adolescente, um espaço de acolhimento coordenado por ela e que conta com médicos, psicólogos e outros profissionais para o atendimento à saúde integral do jovem.

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Mais uma boca” (Fátima Guedes), “Era um lobisomem juvenil” (Renato Russo), com Legião Urbana e “Desconstruindo Amélia” (Pitty).

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Podcasts

ONG forma condutores e incentiva bicicleta nas cidades

Ciclistas experientes ensinam pessoas a pedalar e a utilizar as “magrelas” em diferentes situações
há 1 mês
Podcasts

Videoativismo ajuda a ampliar percepção sobre a periferia

Antropólogo defende que um modelo urbano mais justo é indissociável de uma comunicação mais democrática
há 2 meses
Podcasts

Qual é a diferença entre liberdade de expressão e manifestação de ódio?

Chamamento direto à violência não deve ser um discurso protegido, afirma cientista político
há 2 meses
Podcasts

Fernando Meirelles respira novos ares ao dedicar-se às causas ecológicas

Cineasta e ambientalista tem se concentrado no replantio de florestas há mais de uma década
há 3 meses

Receba NossasNovidades