Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Marcelo Abud

A gravidez na adolescência traz inúmeros problemas para as mães, pais e bebês. Há riscos para a saúde da menina e também para o recém-nascido, que pode ter menos peso que o recomendado. Além disso, muitas dessas adolescentes precisam abandonar os estudos para cuidar de seu filho.

Esse é o tema deste podcast, que ouviu a ginecologista e obstetra Albertina Duarte Takiuti. Professora na faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo ambulatório de ginecologia da adolescência do Hospital das Clínicas e coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ela lida há mais de duas décadas com o acolhimento de jovens que engravidam.

A ausência dos meninos é citada por Albertina Duarte como um dos principais problemas da gravidez na adolescência (crédito: Marcelo Abud)

 

Um dos primeiros problemas mencionados pela especialista é a ausência do pai. Segundo pesquisas da médica e do programa estadual, apenas 20% dos homens adolescentes visitam regularmente os filhos após cinco anos do nascimento. “Ele não vai deixar o futebol nem de surfar ou brincar de skate porque precisa trabalhar e sustentar aquela criança”. Já a mãe jovem, normalmente, tem dificuldade de voltar a estudar e, consequentemente, de dar sequência aos planos para o futuro.

Para Duarte, os debates e conversas com adolescentes devem envolver questão de gênero e de empoderamento da mulher. Aliás, é o que costuma tratar em rodas de conversa que conduz no Hospital das Clínicas e também na Casa do Adolescente, um espaço de acolhimento coordenado por ela e que conta com médicos, psicólogos e outros profissionais para o atendimento à saúde integral do jovem.

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Mais uma boca” (Fátima Guedes), “Era um lobisomem juvenil” (Renato Russo), com Legião Urbana e “Desconstruindo Amélia” (Pitty).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.