Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Marcelo Abud

Um cidadão comum que decidiu mudar o bairro da Penha, espalhando sementes. E lá se foram mais de 15 anos, quase 30 mil árvores e muito amor. É assim que Hélio Silva apresenta a ideia que fez germinar o Parque Linear Tiquatira. “Hoje são mais de 20 parques lineares em São Paulo. Eles são criados ao redor de avenidas e córregos, em terreno plano”, explica “o plantador de árvores”, como é conhecido.

Espécies nativas da mata atlântica compõem os 320 mil m² do Parque Tiquatira, na zona leste de São Paulo (crédito: Marcelo Abud)

 

Nem todos que passam pela área arborizada na avenida Governador Carvalho Pinho têm ideia de que só neste ano de 2019, o morador já espalhou sementes de cerca de 400 espécies, muitas frutíferas. Silva considera cada árvore que planta como um filho ecológico. “Elas produzem um ar puro, frutos, flores e amenizam a temperatura. Além disso, quando chove, inibem enchentes, pois retêm 40% da chuva”, justifica.

A ideia nasceu em 2003, quando começou a investir do próprio bolso no plantio de espécies nativas da mata atlântica. Atualmente, já são quase 30 mil mudas no parque.

“O poder público não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Então, nós temos que desenvolver o espírito de cidadania e cuidar do entorno. A Penha é meu bairro, São Paulo é minha cidade, Brasil é meu país. Alguém tem que fazer alguma coisa. Então, em vez de ficar reclamando da vida, a gente pode transformar alguns sonhos em ações e atitudes”, pondera.

Para quem quer seguir o exemplo e plantar árvores, ele ressalta que não há nenhum impedimento para que isto aconteça, mas deve-se respeitar algumas regras, geralmente estipuladas pelas secretarias do meio ambiente de cada município. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura estimula o plantio em vias públicas ou áreas comuns e cada munícipe tem direito a até 5 mudas de espécies diversas, a partir da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização Urbana.

No áudio, além de saber mais sobre as motivações de Silva para plantar árvores, você ouve as opiniões de frequentadores do Parque Tiquatira, que testemunham as mudanças ocorridas no local, desde sua implantação.

Hélio Silva durante entrevista para o Instituto Claro. Ao fundo, Miriam Perez, uma das frequentadoras do parque, ouvida no podcast (crédito: Marcelo Abud)

 

Link:
Terceira edição do Manual de Arborização Urbana da Prefeitura de São Paulo, disponibilizado no site da SOS Mata Atlântica

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Ruas de Outono” (Ana Carolina); “De dentro pra flora” (Reynaldo Bessa); “Floresta faz a diferença” (Palavra Cantada), com Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marcelo Jeneci e “Tocando em Frente” (Renato Teixeira e Almir Sater), com Hebe Camargo.

Crédito da imagem principal: arquivo pessoal

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.