Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Marcelo Abud

Em 5 de outubro de 1988, foi promulgada a Constituição do Brasil vigente atualmente no país. No papel, muitas conquistas em relação à educação, ao meio ambiente, à saúde, aos direitos humanos, à liberdade e à participação de minorias na sociedade brasileira. Também, a chamada Constituição Cidadã recebeu, ao longo desses últimos 30 anos, uma centena de emendas em seu texto original.

Considerando o percurso histórico desde a instituição da Carta Magna até hoje, e considerando o atual momento político, social e econômico em que o país está inserido, cabe questionar: o quanto de fato evoluímos em relação a esses temas essenciais para a cidadania? O país consegue garantir os direitos e deveres que permitem uma sociedade mais igualitária ou têm ocorrido retrocessos significativos nos últimos anos?

Para responder essas e outras perguntas, a série de podcasts “30 anos da Constituição Cidadã e os dias de hoje” é composta por debates divididos por temáticas. Cada discussão resultou em um capítulo da série que contou com estudiosos e experientes nas áreas abordadas para elucidar quais foram as conquistas, avanços e retrocessos em cada tema em relação ao previsto na Constituição.

O primeiro capítulo faz um resgate histórico da aprovação da Constituição de 1988 e discute sobre seu texto original. Já a partir do segundo, temáticas sociais passam a ser analisadas a luz da Carta Magna, começando com meio ambiente e indígenas.

O terceiro episódio traz para o centro das discussões a educação, enquanto o quarto tem como foco analisar a saúde e os direitos trabalhistas. Já o quinto capítulo conta com um debate voltado para as crianças, as mulheres e os direitos humanos em geral. E para fechar, no sexto episódio da série, a conversa gira em torno de ciência e comunicação.

Acesse abaixo cada um dos capítulos da série e deixe seus comentários:

1. Um resgaste histórico
2. Meio ambiente e indígenas
3. Educação
4. Saúde e direitos trabalhistas
5. Crianças, mulheres e direitos humanos
6. Ciência e comunicação

Ficha técnica
Apresentação: Marcelo Abud
Produção: Marcelo Abud e Daniel Grecco
Locução: Daniel Grecco
Trabalhos técnicos: Produtora Play It Again Som & Imagem
Produção executiva: Andre Minnassian e Tula Minnassian
Responsável técnico de gravação: Caio Torrezan
Edição e finalização: Fernando Galvez
Editora de conteúdo: Desirèe Luíse
Realização: Instituto Claro
Apoio: Instituto de Psicologia da USP

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.