BM Comunicação

Caminhar é o principal meio de locomoção de boa parte dos brasileiros. Pesquisa realizada pela Agência Nacional de Transporte (ANP), divulgada em 2018, mostrou que 41% de todos os deslocamentos realizados no país são feitos a pé.

No entanto, a vida do pedestre não é fácil. São muitos os entraves a serem contornados: violência no trânsito, falta de infraestrutura adequada e um planejamento urbano que privilegia o fluxo de veículos motorizados são alguns deles.

Para mudar esse cenário, desde 2012, o movimento “SampaPé” promove atividades que visam promover a cultura do caminhar, por meio de passeios em diferentes bairros da capital e da interlocução com o poder público. Esse processo resultou na Paulista Aberta, projeto criado em parceria com o coletivo Minha Sampa e implementado pela prefeitura em 2014.

“Precisamos ter uma cidade em que as pessoas participem mais da construção e das transformações, podendo escolher os formatos de ruas e espaços que elas querem viver e conviver”, diz a presidente do “SampaPé” Leticia Sabino. O vídeo conta a história do movimento e acompanha um passeio realizado no Jardim Nakamura, na periferia de São Paulo (SP).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Criança trans: mãe conta sua experiência de apoio e novas descobertas

“Dança materna” devolve o prazer da interação social a mulheres no pós-parto

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.