BM Comunicação

Conscientizar sobre o descarte correto de óleo de cozinha e oferecer uma opção sustentável para sua destinação, diminuindo o impacto causado por esse resíduo no meio ambiente. Esse é o objetivo do Programa Óleo Vivo, criado pelo coletivo Dedo Verde, que atua no desenvolvimento de iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

Criado pelos empreendedores sociais Renato Rocha de Lima e Leandro dos Santos Souza em 2012, o programa realiza a coleta de óleo usado na região de M’Boi Mirim, na zona sul da cidade de São Paulo (SP).

“A gente começou a fazer pesquisas e identificamos no óleo um potencial gerador de renda, além de tentar reduzir a questão da poluição das águas na região”, afirma Souza. A partir desse diagnóstico surgiu a ideia de oferecer o serviço de coleta para a população.

O recolhimento é feito porta a porta ou por meio de doações na própria sede da iniciativa. Durante a ação nas ruas, além da coleta do óleo, os integrantes do coletivo distribuem panfletos e conversam com a população sobre o descarte adequado. O óleo doado é transformado em sabão e sabonetes, que são comercializados na loja que a organização mantém no bairro. A renda das vendas é utilizada para a manutenção do programa e para a remuneração dos integrantes do Dedo Verde.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Emprego na indústria têxtil é oportunidade de ressocialização para detentas

Conheça os direitos de mulheres vítimas de violência sexual

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.