BM Comunicação

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um complexo projeto de saúde pública de atendimento universal e gratuito, colocado em prática em 1990, seguindo determinação da Constituição Federal de 1988. Se por um lado o SUS produziu efeitos positivos na assistência à população, também recebe duras críticas sobre seu funcionamento. As denúncias vão desde serviços precários até o número de profissionais e equipamentos públicos insuficientes para o atendimento da população do país.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, em 2016, 61% dos brasileiros consideram a saúde como a área mais problemática do Brasil, o que coloca em xeque, para alguns setores da sociedade, a necessidade da existência do SUS. Porém a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Marilia Cristina Louvison aponta que “com as desigualdades que temos, imaginar que a saúde é uma responsabilidade individual é uma irresponsabilidade”.

Na entrevista, Louvison faz uma análise das conquistas e desafios do SUS, realizando um panorama da saúde pública no Brasil. “Saúde é um direito de todos, não é consumo”, acredita.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Emprego na indústria têxtil é oportunidade de ressocialização para detentas

Conheça os direitos de mulheres vítimas de violência sexual

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.