BM Comunicação

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um complexo projeto de saúde pública de atendimento universal e gratuito, colocado em prática em 1990, seguindo determinação da Constituição Federal de 1988. Se por um lado o SUS produziu efeitos positivos na assistência à população, também recebe duras críticas sobre seu funcionamento. As denúncias vão desde serviços precários até o número de profissionais e equipamentos públicos insuficientes para o atendimento da população do país.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, em 2016, 61% dos brasileiros consideram a saúde como a área mais problemática do Brasil, o que coloca em xeque, para alguns setores da sociedade, a necessidade da existência do SUS. Porém a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Marilia Cristina Louvison aponta que “com as desigualdades que temos, imaginar que a saúde é uma responsabilidade individual é uma irresponsabilidade”.

Na entrevista, Louvison faz uma análise das conquistas e desafios do SUS, realizando um panorama da saúde pública no Brasil. “Saúde é um direito de todos, não é consumo”, acredita.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

“Falar sobre masculinidade tóxica é um caminho a ser seguido por quem busca igualdade”, afirma Tulio Custódio

“A classe média reage a qualquer subida das classes populares”, avalia Jessé Souza

Como a sororidade pode ajudar no combate à opressão feminina

Receba NossasNovidades