A Ação Social pela Música é uma ONG, sem fins lucrativos, que realiza um trabalho de inclusão social por meio da música clássica com crianças e jovens. A iniciativa surgiu em 1994, no Rio de Janeiro, com o maestro David Machado – considerado um dos mais aclamados regentes da América Latina – e, há nove anos, conta com o patrocínio do Instituto NET Claro Embratel.

O projeto beneficia mais de 1,8 mil pessoas por ano e forma orquestras em todo o país, como a Orquestra Jovem do Brasil, a Orquestra Mercosul e a Camerata Jovem. Com isso, também contribui com a difusão da cultura da música clássica na sociedade.

Atualmente, são nove núcleos de atuação: quatro no Rio de Janeiro – nas comunidades Chapéu Mangueira, na zona sul; Complexo do Alemão, na zona norte; Macacos, na zona norte; e Cidade de Deus, na zona oeste; dois em Petrópolis (RJ); um em Piraí (RJ); um em João Pessoa (PB); e um em Ji-Paraná (RO).

Com idades entre 14 e 20 anos, os jovens músicos da orquestra Camerata Jovem já se apresentaram na Alemanha, Áustria, França, Holanda e Rússia, além de palcos renomados do Rio de Janeiro, como Cidade das Artes, Teatro Municipal e Sala Cecília Meireles.

Acompanhe, no vídeo abaixo, depoimentos de alguns jovens que participam do programa e saiba como a música modificou suas vidas.

Conheça também

cidadania

Voluntariado

Público: Comunidade e Colaboradores

Voluntariado

Em construção.

Conheça o Projeto
cidadania

Pé-de-Pincha

Público: Comunidade

Pé-de-Pincha

Pé-de-Pincha é um projeto de preservação e conservação das populações de quelônios em municípios do…

Conheça o Projeto
cidadania

Bem-Estar Social

Público: Colaboradores

Bem-Estar Social

Iniciativa busca conscientizar os colaboradores das empresas NET, Claro e…

Conheça o Projeto
cidadania

Claro Recicla

Público: Comunidade

Claro Recicla

Programa que incentiva o descarte correto de celulares e baterias.

Conheça o Projeto

Receba NossasNovidades