O ASUME é um programa criado pela Fundação Carso, do México, em 1980, que tem o objetivo de estimular a superação pessoal. Por meio de encontros, os participantes falam sobre assuntos que podem servir como ferramentas para o desenvolvimento humano.

Desde sua criação, a iniciativa já teve a participação de, aproximadamente, 800 mil pessoas e, hoje, está presente em 18 países. No Brasil, a metodologia começou a ser aplicada em 2010 e está presente em 27 cidades.

Embora comumente desenvolvido entre colaboradores do grupo Claro, o ASUME passou por uma expansão e também passou a realizar capacitações de jovens de instituições apoiadas pelo Instituto NET Claro Embratel. Em 2018, o programa também atendeu jovens aprendizes que atuam nas lojas Claro, filhos de colaboradores e adolescentes da Comunidade Cristã Inove.

Nas formações para instituições, o programa tem foco em três pilares: aprender, conviver e multiplicar. A intenção é promover mudanças de atitude, reflexão sobre valores e projetos de vida.

No ASUME voltado para filhos de colaboradores e jovens de instituições parceiras, há conversas sobre temas como a pessoa e a autoestima, a amizade, o que é a superação pessoal e como é possível alcançá-la. O formato desse em específico é recente e foi aplicado pela primeira vez como projeto piloto em julho de 2018.

Novo ano, mais ASUME

Em 2019, a ação retorna com um novo ciclo de formações e poderá capacitar até mil colaboradores, além de pessoas das instituições Inove, Escola Inove – Brasil Emprega, Bororé, Amis, Casa Patris, Lar Mei Mei, CCA Beija Flor, Escola Elvira Brandão, Instituto Casa do Papai Noel, Instituição Nova Vida, O Pão dos Pobres e Unicef.

Arte em fundo vermelho e branco com os nomes das cidades que irão receber o programa ASUME em 2019

Se interessou pelo programa e quer se informar sobre como levá-lo para a sua cidade? Escreva um e-mail para: responsabilidadesocial@claro.com.br.

Saiba mais sobre o ASUME.

Leia também:

Programa ASUME reúne 40 jovens durante formação na Claro Brasil
Adolescentes de Belo Horizonte e Porto Alegre participam do programa ASUME Jovens
Programa ASUME Jovens incentiva desenvolvimento humano e superação de aprendizes das lojas Claro

Conheça também

cidadania

Voluntariado

Público: Comunidade e Colaboradores

Voluntariado

Programa Conexão Voluntária aproxima as necessidades das instituições às habilidades…

Conheça o Projeto
cidadania

Ação Social pela Música

Público: Comunidade

Ação Social pela Música

A Ação Social pela Música é uma ONG, sem fins…

Conheça o Projeto
cidadania

Pé-de-Pincha

Público: Comunidade

Pé-de-Pincha

Pé-de-Pincha é um projeto de preservação e conservação das populações de quelônios em municípios do…

Conheça o Projeto
cidadania

Bem-Estar Social

Público: Colaboradores

Bem-Estar Social

Iniciativa busca conscientizar os colaboradores das empresas NET, Claro e…

Conheça o Projeto

Receba NossasNovidades