O ASUME é um programa criado pela Fundação Carso, do México, em 1980, que tem o objetivo de estimular a superação pessoal. Por meio de encontros, os participantes falam sobre assuntos que podem servir como ferramentas para o desenvolvimento humano.

Desde sua criação, a iniciativa já teve a participação de, aproximadamente, 800 mil pessoas e, hoje, está presente em 18 países. No Brasil, a metodologia começou a ser aplicada em 2010 e está presente em 27 cidades.

Embora comumente desenvolvido entre colaboradores do grupo Claro, o ASUME passou por uma expansão e também passou a realizar capacitações de jovens de instituições apoiadas pelo Instituto NET Claro Embratel. Em 2018, o programa também atendeu jovens aprendizes que atuam nas lojas Claro, filhos de colaboradores e adolescentes da Comunidade Cristã Inove.

Nas formações para instituições, o programa tem foco em três pilares: aprender, conviver e multiplicar. A intenção é promover mudanças de atitude, reflexão sobre valores e projetos de vida.

No ASUME voltado para filhos de colaboradores e jovens de instituições parceiras, há conversas sobre temas como a pessoa e a autoestima, a amizade, o que é a superação pessoal e como é possível alcançá-la. O formato desse em específico é recente e foi aplicado pela primeira vez como projeto piloto em julho de 2018.

Novo ano, mais ASUME

Em 2019, a ação retorna com um novo ciclo de formações e poderá capacitar até mil colaboradores, além de pessoas das instituições Inove, Escola Inove – Brasil Emprega, Bororé, Amis, Casa Patris, Lar Mei Mei, CCA Beija Flor, Escola Elvira Brandão, Instituto Casa do Papai Noel, Instituição Nova Vida, O Pão dos Pobres e Unicef.

As formações acontecem em Campinas, Americana, Santo André, Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Osasco, Guarulhos e na capital paulista, no estado de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA), Manaus (AM), Goiânia (GO), Belém (PA), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Maceió (AL), São Luis (MA), Rio de Janeiro (RJ), Vitoria (ES), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC).

Se interessou pelo programa, quer saber mais ou se informar sobre como levá-lo para a sua cidade? Escreva um e-mail para: elyze@embratel.com.br

Saiba mais sobre o ASUME:

Programa ASUME reúne 40 jovens durante formação na Claro Brasil
Adolescentes de Belo Horizonte e Porto Alegre participam do programa ASUME Jovens
Programa ASUME Jovens incentiva desenvolvimento humano e superação de aprendizes das lojas Claro

Conheça também

cidadania

Voluntariado

Público: Comunidade e Colaboradores

Voluntariado

Programa Conexão Voluntária aproxima as necessidades das instituições às habilidades…

Conheça o Projeto
cidadania

Ação Social pela Música

Público: Comunidade

Ação Social pela Música

A Ação Social pela Música é uma ONG, sem fins…

Conheça o Projeto
cidadania

Pé-de-Pincha

Público: Comunidade

Pé-de-Pincha

Pé-de-Pincha é um projeto de preservação e conservação das populações de quelônios em municípios do…

Conheça o Projeto
cidadania

Bem-Estar Social

Público: Colaboradores

Bem-Estar Social

Iniciativa busca conscientizar os colaboradores das empresas NET, Claro e…

Conheça o Projeto

Receba NossasNovidades