Pai e mãe, pai solteiro, mãe solteira, duas mães ou dois pais. Os arranjos familiares trazem consigo questionamentos por parte das crianças e adolescentes e exigem sensibilidade dos adultos para tratar temas complexos, como adoção, divórcio, preconceito, racismo e homoafetividade.

Veja também:
– Como ajudar as crianças a enfrentarem o processo de divórcio?
– Valorizar as relações é importante para a educação, dizia Içami Tiba

Neste mês de novembro, o portal NET Educação separou dez livros que têm como objetivo ajudar pais e educadores a responder as principais dúvidas que cercam o universo das crianças. Um convite para entender e respeitar a diversidade familiar que compõe a nossa sociedade.

Meus Dois Pais, Walcyr Carrasco
Ática Editora, 2010

Após a separação de seus pais, o pequeno Naldo passa a morar com a mãe enquanto o pai divide apartamento com Celso, um amigo que cozinha muito bem. A situação muda quando a mãe do garoto recebe uma proposta para trabalhar em outra cidade, mas não quer que o menino troque de escola no meio do ano. Naldo, contudo, tem dificuldade para entender o porquê sua mãe e avó são resistentes à sua ideia de morar com o pai por um tempo. A história procura mostrar que as pessoas podem ser diferentes, porém o mais importante é ter uma família que seja amável.

Flávia e o Bolo de Chocolate, Miriam Leitão
Editora Rocco, 2014

Rita, uma mulher impossibilitada de ter filhos, decide buscar uma criança que não tenha mãe e que a queira. Ela finalmente realiza o seu sonho ao encontrar a menina Flávia, que cresce feliz ao seu lado. Um dia, porém, Flávia percebe a diferença entre a cor da sua pele e a de sua mãe. Com uma estratégia criativa, a mãe vai desmontar o desconforto da filha com o fato de serem diferentes uma da outra.

 

A Família de Sara, Gisele Gama Andrade
Abaquar, 2016.

Sara é adotada e vive com sua mãe e dois irmãos. A comemoração do Dia dos Pais na escola sempre trouxe tristeza para a menina, principalmente quando a professora pede para ela desenhar seu pai, que ela desconhece. Foi então que sua escola decidiu ampliar o dia, de forma que as crianças não ficassem excluídas. É criado, assim, o Dia do Amor. Pela primeira vez, Sara terá a oportunidade de desenhar toda a sua família.

A Aventura de Abaré, Juliana Schroden
FTD, 2012

Abaré é um simpático papagaio que vive com seu amigo Membira e sua família em uma aldeia indígena nômade. Embora tenha uma vida bastante feliz, Abaré decide partir para a cidade grande em busca de novas aventuras. Nelas, conhece diversas crianças, que vivem em famílias diferentes e em ambientes variados. Durante sua trajetória, ele faz ainda uma descoberta reveladora.

Somos um do Outro: Um Livro Sobre Adoção e Famílias, Todd Parr
Panda Books, 2008

Com uma abordagem delicada, Todd Parr apresenta as diferentes composições de famílias: pai e mãe, pai solteiro, mãe solteira, duas mães ou dois pais. O autor utiliza seu traço característico para revelar que a adoção é um ato permeado por bons sentimentos e propõe uma reflexão sobre o preconceito. Para ele, o amor é a principal lei dos novos arranjos familiares. 

Olívia tem Dois Papais, Márcia Leite
Companhia das Letras, 2010

Olívia é uma menina inteligente e que se utiliza de palavras estratégicas para conseguir o que deseja. Ela diz que está “entediada” só para que seu pai Raul pare de trabalhar e brinque com ela deitado no chão. Para chamar a atenção de seu pai Luís, Olívia fala que está “desfalecendo de fome”. Assim, consegue que ele prepare pratos muito saborosos. Agora, Olívia quer saber como vai aprender a usar maquiagem e sapatos de salto alto, se na casa dela não mora nenhuma mulher.

É Tudo Família, Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl
L&PM, 2011

Lucas e Elisa são dois irmãos que brigam de vez quando. Júlia é filha única, mas tem tudo em dobro. Davi tem um “três-quartos-de-pai” que ele adora. Carla e Maurício possuem duas mães e dois pais. Carolina está triste e não quer ter outra mãe. Paula ganha duas festas por ano: a de aniversário e a de dia da chegada. O pai de Maurício chama-o de pituquinho. Lucinha tem a voz parecida com a de mãe. Entretanto, todos compartilham de algo em comum: pertencem a uma família, e toda família é única.

“É Tudo Família” recebeu o Prêmio Alemão de Literatura Infantojuvenil em 2011.

As Três Vidas de Fred, Carmem Lucia Eiterer
Editora Mazza, 2012

Fred é um garoto negro em idade pré-adolescente que é adotado por um pai branco e solteiro. Os sentimentos do narrador indicam e desmontam as engrenagens da discriminação para contar uma história de amor. A amizade e a cumplicidade reforçam os vínculos entre Fred e seu pai. Narrado em primeira pessoa, o livro se aproxima do público jovem ao apostar em um texto ágil e cadenciado, que se aproxima de gêneros musicais como o rap.

Ganhei uma Menina, Teraza Yashimita e Luiz Bras
Editora Scipione, 2012

Quiuí é um cachorro bastante inteligente que é apaixonado pela vida que leva com o seu casal de estimação, o Pedro e a Paula No dia de seu aniversário, o cãozinho recebe um presente inesperado e especial: Érica, uma menina que é adotada pelo casal.

Minha Família é Colorida, Georgina Martins
Editora SM, 2013

A família de Ângelo é composta por pessoas com aparências físicas bastante diferentes. Ele tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe de cabelos ondulados e uma avó negra. Todos, contudo, fazem parte da mesma família. Como isso é possível? Com as indagações do protagonista da história, o leitor vai perceber que somos feitos da mistura de etnias, hábitos e tradições.

 
 
 
 
 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.