Os objetos virtuais de aprendizagem (OVA) são recursos digitais que podem ser utilizados por professores e alunos como suporte ao ensino. Para isso, essas ferramentas precisam ser interativas e contar com um objetivo educacional bem definido, possibilitando ao aluno refletir e traçar inferências ao longo de seu uso.

A seguir, separamos 10 planos de aulas elaborados para professores do ensino médio e fundamental II para as disciplinas de física, química e ciências. Em comum, eles utilizam OVAs elaborados pela PhET Interactive Simulations que podem ser acessados gratuitamente via internet.

(Química) Balanceamento de equações
Voltado para o ensino médio, este plano de aula apresenta como os cálculos matemáticos permitem estipular quantidades de reagentes e produtos necessários para uma reação química. Para isso, são trabalhados a Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas e balanceamento de equação química.

(Química) Construindo átomos
Plano de aula indicado tanto para o ensino fundamental II quanto para o médio. Os objetivos são ensinar o aluno a reconhecer as partículas subatômicas e as características do modelo atômico de Rutherford-Bohr e diferenciar os elementos químicos a partir de sua configuração atômica e átomo neutro de íons (cátions e ânions).

(Química) Geometria molecular
Estudantes do ensino médio trabalharão, em sala de aula, os mecanismos que determinam a configuração geométrica de uma molécula. Além de geometria molecular, será ensinada a Teoria de Repulsão dos Pares Eletrônicos da Camada de Valência (TRPECV).

(Ciências) Cor e visão: introduzindo o sistema RGB
O plano de aula introduz as relações físicas entre luz e cores para os alunos do ensino fundamental II, ajudando-os a compreender o sistema RGB (Red, Green and Blue – Vermelho Verde e Azul, em inglês). No OVA, existem duas opções de atividades: uma lâmpada e lâmpadas RGB.

(Física) Movimento de projétil
O material auxilia o professor do ensino médio na explicação sobre a relação das grandezas com o arremesso de objetos. O conteúdo aborda os lançamentos vertical, oblíquo e horizontal e orienta sobre as relações físicas e matemáticas presentes nesses fenômenos.

(Física) Gravidade e órbitas
Explicar os movimentos dos astros e força gravitacional é o foco deste plano de aula de astronomia para o ensino médio. Os estudantes poderão compreender que a força gravitacional depende da massa e da distância entre os objetos.

(Química) Cinética química
A atividade ajuda o professor do ensino médio a abordar os fatores que alteram a velocidade das reações químicas. Após uma conversa com os estudantes, o plano de aula sugere diversos experimentos por meio de um OVA que simula um laboratório de ciências.

(Física) Momento e equilíbrio
Leis de Newton e o momento de uma força ou torque são os conteúdos apresentados por esse plano de aula para o ensino médio. Seu objetivo é facilitar a compreensão sobre as condições para o equilíbrio rotacional de um corpo extenso.

(Ciências) Estado da matéria
O plano de aula permite ao professor abordar o tema em escala macroscópica. Entre os conteúdos estão os estados sólido, líquido e gasoso; as interações intermoleculares e o diagrama de fases.

(Química) Introduzindo conceitos de solução e concentração química
Plano de aula para os estudantes do ensino médio no qual o docente poderá introduzir conceitos de solução, concentração e diluição química. No OVA, os alunos podem explorar os conceitos abordados preparando diversas soluções.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha da USP explica nanotecnologia para estudantes do ensino médio

Autores indicam associação dessa área da ciência a conteúdos de física, química, matemática e biologia

há 5 anos
Notícias

Ensino de ciências e matemática é tema de edição especial de revista

Artigos abordam aprendizagem de disciplinas dentro dessas áreas no ensino médio

há 5 anos
Notícias

8 projetos online da USP que ajudam a aproximar estudantes das ciências

Conteúdos de química, física, biologia e astronomia estão disponíveis gratuitamente

há 3 anos
Notícias

Tabela periódica em Libras ajuda a tornar ensino de química acessível

Material desenvolvido por professora de Minas Gerais é gratuito e pode ser acessado pela internet

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.