Nascido em 12 de setembro de 1948, Caio Fernando Abreu completaria 70 anos em 2018 se ainda estivesse vivo. O escritor, ganhador de três Prêmios Jabuti na categoria contos e crônicas, faleceu em 1996, em decorrência de complicações causadas pela síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

As novas gerações, contudo, descobriram as obras do escritor e o transformaram em um campeão de citações em redes sociais, o que motivou estudos e análises. A seguir, conheça três links que explicam como o autor de obras como “Morangos Mofados” (1982) e “As Frangas” (1988) pode ser utilizado nas salas de aula da educação básica.

Reportagem – Por que Caio Fernando Abreu é sucesso no Facebook?
A doutora em letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Linda Kogure, e a biógrafa do autor, Paula Dip, discutem a repercussão de Caio Fernando entre os jovens nas redes sociais. Ao final, Kogure indica obras de Caio que podem ser utilizadas tanto nas séries iniciais quanto no ensino médio.

Artigo – Leitura literária na escola: a experiência de ler contos de Caio Fernando Abreu
Em publicação na revista científica “Ensino, Educação e Ciências Humanas”, a professora da rede estadual de ensino de Cuiabá (MT), Rosemar Eurico Coenga, apresenta um estudo de caso sobre como utilizou Caio Fernando nas aulas de literatura no ensino médio. “A relação leitor-texto foi ampliada, especialmente, pela natureza crítica e provocativa do autor”, conclui a pesquisadora.

Artigo – Caio Fernando Abreu: das redes sociais às salas de aula
A licenciada em letras, Nilza Azevedo Souza, e sua orientadora, Maria Eneida Matos da Rosa, publicaram um artigo sobre ele na revista científica Universitas Humanas, do Centro Universitário de Brasília (Uniceub). A publicação analisa as influências dos novos meios tecnológicos sobre a literatura; os motivos de Caio Fernando Abreu ser um dos escritores mais populares em divulgações nas redes sociais e se os leitores se sentem motivados em saber mais a respeito de outras obras dele. “O estudo salienta, ainda, a importância de se explicar aos estudantes os modos corretos de se publicar citações de outros autores nos novos meios de comunicação, explorando os malefícios e benefícios da divulgação da literatura nesses”, aponta.

Crédito da imagem: Divulgação/Página CAio ENTRE NÓS: Caio Fernando Abreu 20 anos-luz

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Vídeo analisa “Claro Enigma”, obra de Drummond que está na lista Fuvest

Professor Vagner Camilo aponta o contexto do livro e sua importância para a literatura

há 2 meses
Notícias

Compilado de palestras discute clássicos da literatura

Vídeos são de trechos do programa Café Filosófico que abordam obras nacionais e internacionais

há 2 meses
Notícias

7 links para entender o livro Macunaíma

Obra do escritor modernista Mário de Andrade completa 90 anos em 2018

há 4 meses
Notícias

Unesp disponibiliza livros gratuitos das áreas de educação e artes

Há obras sobre violência escolar e ensino de dança para alunos com síndrome de Down

há 1 dia

Receba NossasNovidades