A ansiedade em crianças e adolescentes é uma questão que também envolve a escola, até porque, geralmente, os primeiros sintomas se apresentam justamente nesse ambiente. Além disso, ela pode atrapalhar o rendimento dos estudantes, principalmente em trabalhos em grupo e provas. “O aluno ansioso tende a apresentar pensamentos catrastróficos em relação a uma prova e a trabalhos, sofrendo por antecipação e prejudicando seu desenvolvimento. Ele sofre e fica angustiado, pois acredita que não terá um bom desempenho”, acrescenta o psiquiatra do Projeto Cuca Legal, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Gustavo Estanislau.
A criança ansiosa também pode apresentar dificuldade de interagir com os colegas e participar de situações e atividades novas. “Ele tem preferência por repetir estímulos que já conhece, o que poda a sua criatividade. Também pode não conseguir pedir ajuda, expressar que não entendeu algum conteúdo”, destaca o profissional. “Tudo isso, claro, prejudica seu rendimento social e pedagógico”, enfatiza.
Segundo Estanislau, os professores podem ter um papel importante no auxílio a esse aluno, adaptando atividades e orientando os pais a procurarem ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. “Por isso, é importante conhecer as características do transtorno da ansiedade.”
Para ajudar os docentes nessa tarefa, indicamos quatro livros sobre o assunto.
Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber
Gustavo M. Estanislau e Rodrigo Affonseca Bressan, Artmed, 2014
O livro dá suporte aos educadores e ajuda na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes, diferenciando transtornos mentais, como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade, de características do desenvolvimento normal dos alunos, como agitação. Além disso, a obra orienta sobre o papel da escola e dos professores em sala de aula, além da família e parentes.
O que fazer quando você se preocupa demais – um guia para as crianças superarem a ansiedade
Dawn Huebner, Armed, 2008
Indicada para trabalhar com crianças em sala de aula, a obra orienta sobre técnicas cognitivo-comportamentais frequentemente utilizadas no tratamento da ansiedade. Metáforas e ilustrações tornam os conceitos e estratégias didáticas. As atividades são interativas e lúdicas, convidando os pequenos a desenharem e escreverem, dominando novas habilidades que podem ajudar na redução da ansiedade.
Transtorno da ansiedade na infância
Ronald M. Rappe e outros, M.Books, 2010
Medo, apreensão e ansiedade podem assumir muitas formas diferentes nos pequenos. Controlar essas sensações, contudo, pode ajudar a criança a ter segurança sobre a própria vida. A obra descreve os tipos comuns de ansiedades infantis e ensina formas de ajudar os alunos a dominarem os próprios medos. São abordados “dos medos menores, temporários, aos problemas mais persistentes, mais graves e invasivos, capazes de impor pesadas restrições à vida da criança”, explicam os autores.
Ansiedade na infância e adolescência
Fernando Ramos Asbahr e outros; Manole, 2017
Transtornos de ansiedade são equivocadamente vistos como “birra” ou como algo que “passa com o tempo”. Contudo, a literatura médica aponta que, se não tratados, predispõem a condições crônicas que atrapalham a vida adulta. O livro apresenta informações de intervenção cognitivo-comportamental que podem ser de grande valia para educadores e familiares.
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