Os museus são espaços de preservação do conhecimento, que podem conectar os alunos com objetos e realidades diferentes daquelas vivenciadas no dia a dia. Por conta disso, possuem valor pedagógico, proporcionando momentos tanto de prazer quanto de aprendizado.

Os locais costumam servir de inspiração para professores de diferentes disciplinas aliarem os materiais expostos ao currículo escolar. Também podem oferecer ferramentas educativas, pensadas por profissionais, que promovam novas aprendizagens aos estudantes visitantes.

A seguir, conheça opções de livros que compartilham experiências, análises e investigações sobre a relação entre museu e ensino. Obras indicadas para professores da educação básica, arte-educadores, mediadores culturais, entre outros.

 

Museu, educação e cultura

Maria Isabel Leite e Luciana Esmeralda Ostetto, Papirus Editora, 2005
Voltado para professores, arte-educadores, museólogos, artistas e educadores, o livro discute as relações entre museu, educação e cultura. A primeira parte reúne textos de pesquisas sobre esse ambientes e demais espaços culturais como locais privilegiados de acervo e preservação da memória cultural e de produção de conhecimento, seja de natureza científica, poética ou estética. A segunda parte traz olhares de professores e crianças sobre as experiências vividas em diferentes museus brasileiros.

 

A educação em museus e os materiais educativos

Martha Marandino, Luciana Monaco, Marcia F. Lourenço, Juliana Rodrigues e Fernanda Pardini Ricci, FEUSP, 2016
Elaborado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal da Universidade de São Paulo (GEENF/USP), o livro busca dar visibilidade a uma faceta da educação em museus: os materiais educativos museais. Direcionada a educadores de museus, professores e interessados no tema, a obra estimula esses profissionais a analisarem suas ações educativas, visando a produção de materiais pedagógicos ainda mais qualificados. Dentre os produtos educacionais analisados, estão cadernos, guias, folders, livros, materiais eletrônicos, audiovisuais, aplicativos e objetos virtuais com textos e atividades que aprofundam conteúdos relacionados às exposições. O livro é gratuito e pode ser acessado online.

 

Artes, museu e educação

Janina Sanches, Marcos Ferreira-Santos e Rogerio Almeida (orgs.), Editora CRV, 2012
A obra discute o museu como local de conhecimento e cultura. Segundo ela, entender essa relação é importante para professores, mediadores, artistas, educadores, sociólogos, comunicadores, entre outros profissionais cuja motivação para o trabalho sejam as artes de ensinar e aprender. Os textos abordam práticas, construções, pesquisas e observações sobre o tema.

 

Educação e museu

Guaracira Gouvêa, Martha Marandino, Maria Cristina Leal, Access Editora, 2003
Apresenta algumas das reflexões teóricas sobre a educação em museus. Além disso, compartilha assuntos referentes ao tema entre os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com essa temática, assim como divulga resultados de pesquisas na área em museus de ciência.

 

Quando a escola vai ao museu

Cristina Carvalho, Papirus Editora, 2016
Por meio de entrevistas realizadas com professores e alunos, a autora buscou conhecer o que acontece com os estudantes no momento da visita a museus, e quais os significados atribuídos a ela pelos sujeitos envolvidos. Foram também ouvidos coordenadores e responsáveis pelo atendimento ao público escolar de um centro cultural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). “Esse livro possibilita que o leitor interessado na temática da educação formal e não formal conheça as ações desenvolvidas nesse ambiente, compare e problematize iniciativas atuais, e também se aproxime das discussões sobre a relação entre museu, centro cultural e escola”, apresenta a obra.

Veja mais:
Consolidação do hábito de frequentar museus também passa pela escola
Mediador cultural ajuda aproximar público de especificidades das exposições
Cartilha traz dicas de como alinhar visitas a museus ao conteúdo curricular
8 links de museus virtuais para conhecer nas férias

Crédito da imagem: monkeybusinessimages – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Museu da Ciência lança tour virtual e gratuito em 3D

Além das exposições, alunos e professores têm acesso a material didático complementar

há 2 anos
Notícias

Novo portal do Museu Nacional oferece conteúdos educacionais e exposição virtual

Além de material didático multimídia, site traz informações sobre reconstrução após incêndio de 2018

há 3 anos
Notícias

E-book mostra como pesquisar documentos históricos no acervo virtual do Museu da Imigração

Publicação ajuda a esclarecer mitos relacionados aos imigrantes do século XX

há 5 anos
Notícias

8 links de museus virtuais para conhecer nas férias

Tour pela internet permite apreciar obras, artefatos e arquitetura de instituições ao redor do mundo

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.