As interações no ambiente escolar podem enriquecer e estimular a construção do conhecimento. Interações, essas, que podem ocorrer de diversas formas: dos estudantes com seus pares, com o professor ou com as ferramentas didáticas e materiais usados em aula.

O resultado é o fortalecimento das relações da criança e do jovem com o mundo e o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida no século 21, como colaboração e respeito à opiniões diferentes. Além disso, ao serem livres para se posicionarem e darem suas ideias, os alunos se sentem parte do processo de construção do conhecimento, vivenciando uma aprendizagem significativa.

A seguir, conheça experiências de educadores que optaram por atividades baseadas na interatividade e dicas para fazer da sala de aula um espaço de diálogo e cooperação.

Artigo – O jogo como atividade interativa e colaborativa na aprendizagem de inglês por alunos adolescentes de uma escola pública
O mestre em letras e linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Marco Andre Franco de Araujo, analisou as interações dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Goiânia ao usarem jogos nas aulas de inglês. Eles tinham o objetivo de fazer com que os estudantes interagissem uns com os outros, o que poderia levá-los a utilizar estratégias mediadoras. As escolhas foram: memory game, board game e describing game.

Plano de aula – A aula de campo no ensino da geografia (hora da atividade interativa)
O portal Dia a Dia Educação, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, sugere a aula de campo como atividade interativa em geografia. “Ela apresenta-se como uma possibilidade para alcançar os objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares de Geografia”, explica o material. “O ensino da disciplina deve desenvolver nos educandos uma formação consciente das relações socioespaciais de seu tempo, devendo assumir abordagens críticas, que propõem a análise dos conflitos e contradições sociais, econômicas, culturais e políticas, constitutivas de um determinado espaço.”

Plano de aula – O uso de objetos de aprendizagem no ensino de eletricidade (hora da atividade interativa)
O link, também do portal Dia a Dia Educação, recomenda trabalhar conteúdos de eletricidade por meio da utilização de objetos de aprendizagem tais como: simuladores, animações, trechos de filme, imagens e áudios.

Plano de aula – “Uma partida de futebol”: como propiciar uma atividade interativa entre crianças e professores
O Portal do Professor, do Ministério da Educação, disponibiliza esse plano de aula de educação física para os primeiros anos do ensino fundamental. Os objetivos são reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social e compartilhar os espaços, as ideias e os planos com outras crianças e adultos.

Vídeo – A sala de aula como espaço de interações
Nesta aula para a Universidade de São Paulo (USP), a pesquisadora Ana Paula Solino Bastos e o professor da Escola de Aplicação da USP, Nelson Barrelo Junior, falam sobre a importância das interações que podem ocorrer na sala de aula. “O educador precisa estar aberto e atento aos imprevistos que podem ocorrer e ter um objetivo com eles, para poder guiar a turma, já que o docente é visto como um articulador do conhecimento e os alunos como seus parceiros”, explica o vídeo.

Reportagem – Peer instruction: metodologia ativa ensina física por meio da troca de conhecimento entre alunos
O professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Rogério Wanis, apostou no método peer instruction (aprendizado entre pares) para ensinar conteúdos de física. “Após a miniaula, perguntas e testes de múltipla escolha são feitos para que a turma responda com cartões ou por algum método de coleta automática de respostas. Se 30% a 70% dos alunos divergirem nas respostas, eles são colocados para trocar ideias com colegas de argumentos diferentes”, resume.

Veja mais:
7 livros sobre metodologias ativas de aprendizagem
Metodologias ativas: especialista indica e analisa diferentes estratégias para educação

Crédito da imagem: KatarzynaBialasiewicz – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 livros sobre aprendizagem colaborativa

Obras abordam desde o uso de tecnologias aos trabalhos em grupos realizados em aula

há 6 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 14 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 dia
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.