Tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares ainda é um desafio para os educadores. O processo envolve o trabalho colaborativo entre professores e intérpretes, assim como a oferta de estratégias e recursos visuais que contemplem o ensino bilíngue (língua portuguesa e Libras).

Para facilitar a aprendizagem deste estudante na escola pública, selecionamos vídeos e textos voltados para professores que reúnem vivências escolares e diferentes abordagens pedagógicas. Além de orientações gerais, são apontadas boas práticas ocorridas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e química. Dia 23 de abril é celebrado o Dia Nacional da Educação de Surdos.

Estudantes surdos e bilinguismo no ensino regular
O programa de TV da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) no YouTube traz uma visita a escola municipal de ensino básico professora Nádia Aparecida Issa Pina, em São Bernardo do Campo (SP). São abordadas as rotinas de educadores e a aprendizagem dos alunos surdos ao lado dos estudantes ouvintes. A instituição é considerada uma escola polo, ou seja, que reúne pessoas com deficiência auditiva em uma estrutura voltada para o aprendizado bilíngue. Nela, os alunos surdos recebem letramento em Libras (a língua brasileira de sinais) e alfabetização em língua portuguesa na mesma unidade.

A vivência no ensino de alunos surdos
Em outubro de 2015, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu a II Semana de Ações Inclusivas e o V Encontro de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência. Em seu canal no YouTube, a instituição traz, na íntegra, uma mesa redonda sobre a vivência de professores no ensino de alunos surdos.

Práticas de ensino da língua portuguesa para alunos surdos
A dissertação de mestrado da educadora Maly Magalhães Freitas de Andrade, pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade Metodista de Piracicaba (2012), aborda práticas de ensino da língua portuguesa para alunos surdos. A obra relata aulas onde foram ensinados gêneros textuais e a produção escrita, mostrando as possibilidades e dificuldades vividas por professores e alunos na leitura e construção de sentidos dos diferentes trabalhados.

O ensino de matemática para alunos surdos
Geraldo Eustáquio Moreira é doutor em educação matemática e professor da Universidade de Brasília (Unb). Em seu artigo sobre o ensino de matemática para surdos, aponta reflexões acerca das estratégias e recursos visuais no ensino bilíngue para esses estudantes.

Inclusão de alunos surdos: desafios e possibilidades no ensino de química
O artigo apresenta as dificuldades, superações e possibilidades enfrentadas por alunos surdos no ensino de química. São analisadas a relação entre intérprete e professor e abordagens pedagógicas que facilitam a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida na escola normal Dom Expedito Eduardo de Oliveira, e na E.E.F.M. engenheiro José D´Ávila Lins, ambas no estado da Paraíba.

Orientações para docentes sobre inclusão de surdos em turma regular
O manual desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande traz práticas e questões didático-pedagógicas que podem ser utilizadas como base para professores de outros ambientes de ensino.

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
robson@surdoparasurdo.com.br
5 anos atrás

Posso adicionar alguns outros conteúdos muito importantes que facilitam a aprendizagem de alunos surdos.

Disponibilizado pelo MEC o livro “Ensino de Língua Portuguesa para Surdos”:
http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/192-secretarias-112877938/seesp-esducacao-especial-2091755988/12675-ensino-de-lingua-portuguesa-para-surdos-caminhos-para-a-pratica-pedagogica

E também o livro “Ideias para ensinar português para alunos surdos”:
http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/192-secretarias-112877938/seesp-esducacao-especial-2091755988/12676-ideias-para-ensinar-portugues-para-alunos-surdos

Os benefícios do aluno surdo ter aulas com tutores surdos em Libras:
https://blog.surdoparasurdo.com.br/os-benef%C3%ADcios-do-seu-filho-surdo-ter-aulas-com-tutores-surdos-8114050df117

Espero ter ajudado e contribuído com mais alguns materiais 🙂

Talvez Você Também Goste

Notícias

USP disponibiliza curso online e gratuito para aprender Libras

A iniciativa é composta por videoaulas, materiais didáticos, atividades e uma websérie para professores

há 5 anos
Notícias

Canal do YouTube conta histórias infantis utilizando Libras

“Mãos aventureiras” apresenta obras clássicas e também as atuais para crianças surdas

há 6 anos
Notícias

O acesso do surdo à educação é tema de e-book gratuito

Obra assinada por professora da UFSCar ainda discute língua brasileira de sinais e conhecimento escolar

há 5 anos
Notícias

Contato com pessoas que dominam Libras ajuda na alfabetização de aluno surdo, aponta pesquisa

Estudo da pedagoga Thatiane Fernandes Duarte também revelou benefício de atividades com figuras

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.