Os acidentes ecológicos em larga escala, as ações do homem sobre os ecossistemas naturais do Brasil e a necessidade de sua preservação justificam um estudo aprofundado dos biomas pelos alunos da educação básica. Uma das marcas do país é a diversidade natural, sendo a Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, mata dos cocais, Pantanal, mata de araucárias, mangue e pampas alguns dos principais exemplos.

A seguir, conheça seis livros que ajudam o professor do ensino fundamental II a caracterizar os ecossistemas, sua importância econômica e também a influência de cada um nas suas regiões de origem e ainda trazem informações importantes sobre a fauna, flora, clima e solo. Confira!

 

Capa do livro Biomas Brasileiros – Como ensinar

Biomas Brasileiros – Como ensinar

Eloci Peres Rios e Miguel Thompson, Melhoramentos, 2013

Voltado para docentes do ensino fundamental II, o livro apresenta conceitos ecológicos, características e as ações do homem sobre a caatinga, Pantanal, Amazônia, cerrado, mata Atlântica e pampas. São destacadas informações como temperatura média, precipitação média anual, tipo de solo, sazonalidade, biomassa e biodiversidade de cada um. Também são sugeridas atividades didáticas, livros, filmes e sites para aprofundar o tema em sala de aula.

 

Capa do livro Biomas brasileiros: experiências e vivências didáticas

Biomas brasileiros: experiências e vivências didáticas

Analucia Bueno dos Reis Giometti, Helen Lemos Bregantin e Luis Fernando Soriano, Editora CRV, 2016

Direcionado ao público do ensino fundamental, principalmente do 5º e 6º ano, o livro conta com atividades de fácil compreensão e páginas em formato de um álbum de figurinhas, estampando sete biomas brasileiros. As figurinhas acompanham o livro.

 

Capa do livro Dividir para que? – Biomas do Brasil

Dividir para que? – Biomas do Brasil

Nurit Bensusan, Editora mil folhas, 2015

Voltado para estimular a reflexão de crianças e adolescentes para as questões socioambientais, o livro traz informações sobre a Amazônia, a caatinga, o cerrado, a mata atlântica, o Pantanal e o pampa. Também apresenta curiosidades históricas e culturais, como a origem do nome dos biomas, a influência destes na cultura da região e até mesmo os dinossauros que já passaram por cada um desses lugares. A proposta, ainda, é relacionar elementos culturais com as questões ambientais, como a necessidade da conservação.

 

Capa do livro Coleção Biomas do Brasil

Coleção Biomas do Brasil

Autores diversos, Editora Harbra, 2013

Dividia em três volumes – Mata atlântica e manguezais; cerrado brasileiro e caatinga – a coleção é escrita por professores da educação básica e voltada para os alunos do ensino fundamental II. Cada volume apresenta as características de um determinado bioma do Brasil, sua fauna, sua flora e sua importância econômica. A finalidade é transmitir aos estudantes os fundamentos sobre as diferentes formações ecológicas existentes no território brasileiro.

 

Capa do livro Biomas brasileiros

Biomas brasileiros

Leopoldo Magno Coutinho, Oficina das Letras, 2017

Escrito pelo ex-professor da Universidade de São Paulo (USP), Leopoldo Magno Coutinho, o livro fundamenta os conceitos que definem um bioma e descreve e caracteriza 16 biomas do Brasil. Também apresenta, de forma didática, informações como clima, solos, flora e fauna de cada um, além de abordar seu funcionamento. É ilustrado com mapas explicativos e fotografias coloridas da fauna e da vegetação características de cada área.

 

Capa do livro Biomas brasileiros: retratos de um país plural

Biomas brasileiros: retratos de um país plural

Casa da Palavra, 2012

A obra foi realizada em parceria com a ONG Conservação Internacional e apresenta um panorama completo sobre biomas nacionais e sua importância global. Os ecossistemas explicados são mata atlântica, Amazônia, Pantanal, caatinga, cerrado, pampas e o bioma marinho. Conta, também, com colaboração de fotógrafos brasileiros e textos de especialistas em ecologia, ciências naturais, preservação e economia. O livro tem duas versões, ambas bilíngues: português-inglês e português-espanhol.

Veja mais:
Plano de aula: Biomas Brasileiros

Crédito da imagem: LeoMercon – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 planos de aula para ensinar os biomas brasileiros

Materiais ajudam os alunos a compreenderem a diversidade ambiental e conscientizam sobre preservação

há 5 meses
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 14 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 dia
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.