As dinâmicas de grupo podem ser uma boa ferramenta para integrar a turma no começo do ano ou do segundo semestre, desenvolver habilidades socioemocionais (como empatia e trabalho em grupo) ou deixar alguma atividade pedagógica ainda mais atraente. Em aulas de ciências humanas, a ferramenta pode ajudar os estudantes a debaterem temas sociais complexos, desenvolvendo o poder de argumentação e o senso crítico.

Algumas opções são ideais para momentos de transição e adaptação, como mudança de etapa de ensino ou primeiro dia de aula. Elas ajudam a aproximar os alunos novos dos antigos, auxilia professores e a turma a se apresentarem uns aos outros e trabalha a interação, comunicação e o diálogo, quebrando preconceitos.

Confira, a seguir, sete links que trazem sugestões de dinâmicas para trabalhar com os estudantes em sala de aula.

Vídeo – 10 dinâmicas para alunos de 6º a 9º ano
Os educadores Felipo Bellini e Maryane Ferreira, do Blog Demonstre, reúnem dez dinâmicas de grupo para serem aplicadas no ensino fundamental II, principalmente no 6º ano. As sugestões podem ser aplicadas para ajudar os alunos na transição de ciclo e adaptação. São elas: conhecendo os colegas, abismo, caminhada da confiança, árvore do conhecimento, das palavras, feitiço contra o feiticeiro, encontre seu par, desenvolvimento animal, do substantivo e do repolho. Os professores ainda disponibilizam a explicação das dinâmicas em texto.

Cartilha – Brincadeiras e dinâmicas:  5° ao 9°ano
Desenvolvido pela coordenadora pedagógica Débora Ottoni, com apoio da prefeitura de Hortolândia, esse material didático estimula o brincar nos pré-adolescentes e adolescentes com o objetivo de desenvolver habilidades múltiplas, como cooperação, respeito mútuo, interação, lideranças e personalidade. São dez dinâmicas: fugindo das armadilhas da mente, preso na roda, janelas das emoções, telefone sem fio corporal, brincadeira dos elogios, rede da influência, jogo você me complementa, acorda aí, protegendo as emoções e o que se passa?

Material didático – Dinâmicas de grupo como fator educacional e social nas aulas de educação física escolar
Esse caderno temático, elaborado pelo professor Carlos Alberto Pereira, apresenta possibilidades de dinâmica tanto para integração e socialização quanto trabalhar as relações humanas, percepção e sensibilidade. No primeiro grupo, ele sugere sete atividades: caça ao tesouro, bandeirinha, o abraço do robô, nunca três, o namoro do viúvo “pisca”, algemas cooperativas e provérbio. No segundo grupo, o docente recomenda outras sete: presente surpresa, futsal do opressor e oprimido, a escolha, autorretrato desenhado, minha bandeira pessoal, falando para as paredes e pra quem você tira o chapéu?

Blog –  7 dinâmicas rápidas para o início das aulas
Os primeiros dias de aula são uma fase de adaptação. “É importante receber bem os alunos novos e antigos com atividades que animem e ajudem na integração da turma”, explica a professora Denise Ferreira, em seu blog Papo da Professora Denise. Ela sugere sete dinâmicas para esse momento:  não deixe o balão cair, stop do nome, da bagunça à ordem, bom ou ruim, do nó, recebendo elogios e balões-surpresa.

Relato – “Júri simulado, uma proposta interdisciplinar”
O professor de geografia, Everaldo José Pereira, relata a sua experiência com a dinâmica de júri simulado para fomentar o debate de temas sociais e desenvolver o senso crítico dos alunos. Com isso, amplia “suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro”. A atividade, desenvolvida há 12 anos, conta com juiz, jurados, testemunhas, advogados, promotores, debates, convidados e, ao final, a sentença.

Blog – 5 dinâmicas para o primeiro dia de aula
Pedagoga e pós-graduada em psicopedagogia da educação, Gesiane Meireles sugere, em seu blog Professor em Sala, cinco dinâmicas para receber os alunos no  primeiro dia de aula: quem é meu professor; eu sou … e você, quem é?; conhecendo e aprendendo; tudo sobre mim; e procurando um coração. Segundo a professora, elas ajudam a “integrar alunos, memorizar os nomes (pode adaptar caso a turma já se conheça) e promover uma apresentação da classe a fim de estimular laços de amizade e companheirismo”.

Blog – 11 dinâmicas para aulas de história
Em seu blog “Ensinar História”, a mestra em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Joelza Ester Domingues, indica dinâmicas para professores da disciplina. São atividades para apresentar o docente, aproximar os alunos entre si e já introduzir conceitos dessa área do conhecimento.

Crédito da imagem: fizkes – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 livros para trabalhar histórias em quadrinhos em sala de aula

Obras sugerem práticas educativas e orientações didáticas para disciplinas da educação básica

há 3 anos
Notícias

9 links para usar pedagogicamente redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem

Tecnologias podem ser aproveitadas na preparação de aulas EaD em todas as etapas e disciplinas

há 4 anos
Notícias

Videoaula gratuita para professores explica consequências do bullying em ambiente escolar

Entrevista com pesquisadora Luciene Tognetta também aborda lei nacional de combate ao problema

há 5 anos
Notícias

Rede estadual de São Paulo publica documentos para acolhimento de alunos imigrantes

Orientações abarcam do momento da matrícula à integração em sala de aula

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.