A chegada de crianças e jovens com síndrome de Down na sala de aula regular pode trazer dúvidas para o professor sobre como melhor incluí-los e potencializar a aprendizagem. Assim como qualquer outro estudante, os alunos com Down são diferentes entre si, apresentando dificuldades e desafios variados, que exigem um olhar personalizado por parte dos educadores na hora de propor ou adaptar atividades.

Contudo, alguns exemplos de boas práticas podem inspirar os docentes e seus auxiliares na hora de levar à sala de aula propostas pedagógicas diversificadas. Confira sete links com vídeos, atividades, relatos de experiências, fórum de dúvidas e outros materiais informativos voltados exclusivamente para a inclusão de alunos com Down.

Especial – Síndrome de Down na escola: dicas e práticas de inclusão (Diversa)
Vídeos explicativos, boas práticas aplicadas em escolas e esclarecimentos de dúvidas de professores da educação básica em relação a alunos com síndrome de Down foram compilados em um especial online sobre inclusão, do site Diversa. A plataforma é vinculada ao Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar  para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Materiais e dicas para educação (Movimento Down)
O Movimento Down – iniciativa para inclusão de indivíduos com síndrome de Down e deficiência intelectual – reuniu materiais de apoio para o ensino desse grupo de alunos. Entre eles, há propostas de jogos, maquetes, painéis, brincadeiras, atividades de lazer e estratégias para a aprendizagem de diferentes disciplinas, como geografia, educação física e matemática.

Artigo – A criança com Síndrome de Down na escola: aspectos da interação
Pesquisa elaborada na Faculdade São Luís de França (FSLF), que reflete sobre como acontece o processo de interação social da criança com síndrome de Down no âmbito escolar. “Através de análises bibliográficas e pesquisa de campo, tornou-se possível constatar que quanto mais o aluno com Down interage com o meio, melhor seu sistema cognitivo se desenvolve”, justifica o texto. O material ainda orienta que a interação contribui para a formação escolar dessa população.

Artigo – A prática pedagógica com alunos com Síndrome de Down nos anos iniciais
Estudo publicado no Psicologado, que reflete sobre a prática pedagógica com alunos com síndrome de Down nos anos iniciais. Ele destaca, por exemplo, a necessidade do docente trabalhar com materiais pedagógicos diversificados, explica os requisitos para avaliação de estudantes com deficiência, a importância  de adaptar o currículo e, também, os recursos usados em sala de aula.

Especial – Inclusão de alunos com síndrome de Down no ensino fundamental (Movimento Down)
O texto apresenta questões que podem orientar profissionais da educação, nessa etapa de ensino, sobre estratégias para facilitar a inclusão escolar de qualidade dos alunos com síndrome de Down. São enfocados temas como comportamento, rotina, relação do professor com os terapeutas e profissionais de apoio, currículo, avaliação, fatores que inibem a aprendizagem, alfabetização, dicas sobre o ensino de matemática e bibliografia.

Artigo – Planejamento de aulas de química considerando a síndrome de Down: formar para inclusão
A partir de uma situação fictícia envolvendo a inclusão de um aluno com Síndrome de Down, as professoras Daniela Gonçalves de Abreu Favacho e Joana de Jesus de Andrade elaboraram planos de aula de química para conteúdos do segundo ano do ensino médio.

Guia – Incluindo alunos com Síndrome de Down na escola (Down´s Syndrome Association)
O folheto é uma tradução para o português de um material informativo elaborado pela organização internacional “Down´s Syndrome Association” e distribuído pelo Ministério da Educação Britânico. Ele traz informações sobre o perfil de aprendizado típico de uma criança com síndrome de Down e boas práticas para sua educação.

Veja mais:
Curso online gratuito aborda histórico, políticas e práticas da educação especial
Educação especial e ensino inclusivo podem ser complementares
Pais de crianças com Síndrome de Down relatam experiências em cartilha online

Crédito da imagem: monkeybusinessimages – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 links sobre deficiência intelectual e aprendizado

Conheça materiais que ajudam o professor a identificar a condição e desenvolver estratégias de ensino

há 6 anos
Notícias

Material didático traduz para Libras conteúdos sobre células e corpo humano

Publicação da Universidade Federal do Piauí é voltada para professores e alunos da educação básica

há 4 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.