Segundo projeções do Banco Mundial, a Terra atingirá 9,6 bilhões de habitantes em 2050. Se até lá o ritmo de consumo continuar o mesmo, serão necessários três planetas Terras para garantir os recursos naturais a todos.

Para evitar a escassez de matérias-primas, entra em cena o consumo consciente. Ao ter clareza sobre o que comprar, de quem adquirir, em qual quantidade e a melhor forma de descarte, crianças e adolescentes ajudam a minimizar os impactos do consumo na natureza. O resultado é menos gasto de água, emissão de gás carbônico na atmosfera e produção de lixo.

O tema do consumo consciente pode ser trabalhado de forma transversal nas escolas e a partir de propostas diversificadas. A seguir, separamos 7 links para inspirar os professores a abordarem o assunto em sala de aula de forma criativa.

Relato: Matemática e o consumo de energia
O doutor em educação matemática e professor da rede pública estadual paulista, Wanderlei Aparecida Grenchi, compartilha uma experiência com alunos do 7º ano do ensino fundamental, na qual a matemática foi utilizada para refletir sobre o consumo consciente de energia elétrica. Os alunos foram divididos em quartetos e receberam a missão de calcular os valores da média aritmética, moda e mediana do consumo doméstico de eletricidade dos últimos seis meses, a partir das contas de luz de suas próprias residências.

Edukatu
É uma rede de aprendizagem que incentiva a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do ensino fundamental. Desenvolvido pelo Instituto Akatu, o projeto reúne materiais de referência sobre o tema, convida os professores a promoverem ações nas suas comunidades escolares e depois a compartilharem suas produções com os demais usuários.

Cartilha “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade
A publicação desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com colaboração do Instituto Alana, tem como público-alvo professores, educadores e pais. Focado na publicidade infantil, sobretudo a televisiva, o projeto ensina ações simples, como doar brinquedos usados quando ganhar um novo, reciclar as embalagens dos produtos, desligar a TV e brincar ao ar livre.

Plano de aula: Consumo de energia elétrica
Voltada ao ensino médio, esta proposta de atividade desafia os alunos a utilizarem conceitos de física para responder a questão: o que exige mais energia elétrica, um chuveiro ligado durante 30 minutos ou uma TV ligada por 8 horas? Num segundo momento, os estudantes são convidados a analisarem o quanto consomem de eletricidade em suas casas.

Artigo: Cinema e meio ambiente
Cláudia Mogadouro é pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Em seu artigo, ela sugere filmes que ajudam a abordar a sustentabilidade em sala de aula, incluindo a importância do consumo consciente. “O (a) professor (a) pode levantar situações-problema que afetam o cotidiano dos alunos. Nesse caso, é interessante compor a exibição dos documentários com propostas de ações locais, para fugir do catastrofismo”, recomenda.

Artigo: “Reflexões atuais sobre cidades, família e escola”
O papel da escola na educação ambiental é o tema do artigo “Reflexões atuais sobre cidades, família e escola: impactos na vida das crianças e do planeta”, do professor de economia da PUC-SP, Ladislau Dowbor. O texto integra o e-book “Criança e consumo 10 anos de transformação”, sobre o projeto homônimo do Instituto Alana.

Artigo: Consumo consciente e educação
Marcelize Niviadonski Brites Albertini é mestre em educação e especialista em educação ambiental. Em seu artigo científico, ela relata uma atividade com alunos do 4° ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de Curitiba (PR). Consumo e consumismo foram trabalhados pela apresentação de vídeos, realização de debates, construção de cartazes e uma feira de troca de brinquedos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Consumo consciente: planos de aula permitem abordar avaliação do ciclo de vida (ACV) com os alunos

Material ensina sobre a ferramenta que analisa impactos da produção de um produto ou serviço

há 5 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.