A tecnologia pode ser uma parceira nas aulas de artes, seja fornecendo novos suportes para os alunos se expressarem artisticamente, possibilitando o contato com estilos, vanguardas e obras, ou auxiliando crianças e adolescentes na construção do conhecimento.

Fotografia, cinema, videoarte, stop motion, museus virtuais, redes sociais, programas de manipulação de imagens e aplicativos para smartphones são apenas algumas das possibilidades de uso de tecnologias digitais em salas de aula, que podem ser exploradas tanto no ensino fundamental quanto no médio.

A seguir, separamos sete links para auxiliar o professor a explorar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) em seu trabalho com os estudantes. Eles trazem relatos de práticas pedagógicas bem sucedidas e sugestões de ferramentas que podem ser utilizadas com facilidade.

Material didático – Celular e Facebook: possibilidades no ensino de arte
Desenvolvido pela professora de artes do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, em Apucarana (PR), Ângela Maria Pedro de Oliveira Definski, esse percurso pedagógico se divide em oito momentos. Entre eles, o estudo e reprodução de obras de Andy Warhol usando o celular e diferentes formas de captação e edição de imagens na fotografia, incluindo o autorretrato (selfie).

Artigo – Prática pedagógica com celular e stop motion em interdisciplinaridade com Artes
O stop motion é uma técnica que se baseia no posicionamento sequenciado das fotografias, com o objetivo de dar movimento às imagens. O artigo relata uma oficina em sala de aula com os recursos da versão gratuita do aplicativo Estúdio Stop Motion, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio regular, no período noturno, da Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino, em Macapá (AP).

Vídeo – Programa EducAção: Artes e Tecnologia
O programa EducAção, da TV da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), discute os benefícios do uso das tecnologias na aprendizagem das artes. São entrevistados o professor e mestre em história das artes Eduardo Santos, o ator e arte-educador Angelo Mayerhofer, e a professora de educação musical Bárbara Mendonça. A produção é dividida em partes 1 e 2.

Blog – Tecnologias digitais no ensino de artes
A mestre em educação, Julci Rocha, resgata para o blog da Geek duas boas práticas que usaram tecnologia no ensino das artes. A primeira foi a utilização do Minecraft para releitura de obras de arte com alunos do ensino fundamental I, realizada pela professora Sabrina Quarentani. Já na segunda iniciativa, a professora de língua portuguesa Danielle Lima utilizou selfies e uma ferramenta de edição de imagens para pesquisar o trabalho de retratos realizado pelo artista paranaense Rafael Silveira.

Curadoria – 8 links de museus virtuais
São apresentados oito museus internacionais cujos acervos podem ser acessados gratuitamente pela internet, por meio de tours virtuais. As visitações online permitem que o espectador observe detalhes não apenas das obras de arte e artefatos expostos, mas também da arquitetura desses espaços.

Game – Dalí eX
O jogo gratuito é baseado na obra do pintor espanhol surrealista Salvador Dalí e foi criado pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), Santiago Lemos. O game se inspira no gênero RPG (role-playing game, ou jogo de interpretação de personagens) e é direcionado a alunos do ensino fundamental. Disponível para Android.

Artigo – Artes visuais e novas tecnologias na educação básica: atividades possíveis
O artigo da mestre em artes visuais, Valéria Metroski de Alvarenga, elenca as possibilidades de se usar diferentes tecnologias nas aulas de artes, como fotografia, cinema, videoarte, stop motion, museus virtuais, redes sociais, programas de manipulação de imagens e aplicativos.

Veja mais:
Educação artística: veja 10 planos de aula para encantar os estudantes
Abordagem triangular é indicada para a educação de artes no ensino fundamental
Obra de Jean-Michel Basquiat pode ser assunto das aulas de educação artística e história

Crédito da imagem: reprodução Game – Dalí eX

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Infográfico orienta sobre ensino de ciências e matemática aliando diferentes métodos e tecnologias

Iniciativa apresenta fundamentos do STEM e conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular

há 4 anos
Notícias

7 links para ensinar geografia utilizando novas tecnologias

Conheça casos de professores que apostaram na gamificação, mapas virtuais, aplicativos, entre outros  

há 5 anos
Notícias

Arquivo completo da National Geographic é disponibilizado gratuitamente para brasileiros

Revista publica reportagens de ciência, tecnologia, geografia, culturas, vida animal e ecologia

há 5 anos
Notícias

Cartilha da USP explica nanotecnologia para estudantes do ensino médio

Autores indicam associação dessa área da ciência a conteúdos de física, química, matemática e biologia

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.