A adoção está presente em diversas configurações de família da sociedade brasileira atual. A lista inclui famílias inter-raciais, homoafetivas, monoparentais, entre outras. Abordar o tema em sala de aula é uma forma de evitar que alunos adotados sofram bullying dos colegas, além de estimular os pequenos estudantes a desenvolverem empatia e solidariedade com aqueles que, de certa forma, possuem uma estruturar familiar diferente das suas.

Para isso, o professor pode se apoiar em seis livros infanto-juvenis que apresentam o tema de forma lúdica e informativa. Confira!

Então você chegou… E a família ficou completa!

Anette Hildebrandt e Almud Kunert, Companhia das Letrinhas, 2006
O fim da tarde é o período preferido de Lisa. É quando seus pais terminam o trabalho e contam histórias para ela. A menina gosta de buscar seu álbum de fotos, para que a mãe relembre como ela, seu pai, sua mãe, o gato Conrado e o coelho de estimação formaram uma linda família.

Olívia tem dois papais

Márcia Leite, Companhia das Letras, 2010
Olívia gosta de brincar com seu pai Raul e adora os pratos saborosos preparados pelo pai Luis. Agora, ela quer saber como vai aprender a usar maquiagem e sapatos de salto alto, se na casa dela não mora nenhuma mulher.

O irmão que veio de longe

Moacyr Scliar e Cárcamo, Companhia das Letrinhas, 2002
Após a morte do marido Carlos, sua esposa Carmen e os filhos Peri, Cauê e Jaci descobrem que ele teve um filho, Carlinhos, com uma indígena da Amazônia, que morreu logo após o parto. Carmen o adota, mas Peri resiste a se aproximar do novo irmão. Na escola, Carlinhos também sofre a hostilidade de um grupo de garotos, chefiados pelo intolerante Renato.

É proibido falar disso

George Schlesinger e Bruna Assis Brasil, Companhia das Letrinhas, 2013
Ruth tinha seis anos quando notou que havia muitas coisas sobre sua irmã que não sabia. Que ela não era de fato sua irmã, por exemplo. Ao perguntar sobre esse assunto a seus familiares, deparou-se com um muro de silêncio. Mas com a ajuda do amigo Dudi, ela conseguirá trazer à tona uma história dos tempos da Segunda Guerra Mundial.

O menino que não nasceu da barriga da mãe

Carmem Lucia Eiterer, Editora Mazza, 2011
O tema da adoção é contado com o auxílio da fantasia, que ajuda a aproximar os leitores da verdade e a incentivá-los a enxergar além das aparências.

O grande e maravilhoso livro das famílias

Ros Asquith e Mary Hoffman, Edições Sm, 2011
Um retrato sensível e humorado de diferentes experiências familiares a partir de elementos cotidianos, como habitação, moradia, trabalho, alimentação, lazer etc. Os relacionamentos são mostrados a partir de estruturas variadas: famílias extensas ou reduzidas, heterossexuais, homossexuais ou monoparentais, biológicas ou adotivas.

Ganhei uma menina

Tereza Yamashita e Luiz Bras, Editora Scipione, 2012
Quiuí é um cachorro esperto e encantado com a vida que leva com o seu casal de estimação, o Pedro e a Paula. No dia de seu aniversário, o cãozinho recebe um presente inesperado: Érica, uma menina que é adotada pelo casal.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Games gratuitos exercitam argumentação e escrita dos alunos

Jogos de tabuleiro e para celular propõem debates sobre temas cotidianos, como fake news

há 4 anos
Notícias

Estudo aponta que 28,7% dos adolescentes sofreram bullying em escolas de São Paulo em 2019

Pesquisa entrevistou alunos do 9º ano do ensino fundamental de 119 instituições de ensino

há 4 anos
Notícias

Relatório da Unesco aborda situação mundial do bullying e da violência escolar

Documento visa colaborar com ações de planejamento e programas de prevenção aos dois problemas

há 5 anos
Notícias

Confira 8 links que ajudam o professor a abordar o bullying em sala de aula

Propostas de intervenção e sugestões de temas favorecem o diálogo com os alunos

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.