Por meio de suas exposições permanentes e temporários, os museus possibilitam às crianças e aos jovens entrarem em contato com realidades, culturas e épocas diferentes. A boa notícia é que instituições de diversas partes do mundo podem ser acessadas gratuitamente pela internet, por meio de tours virtuais. As visitações on-line permitem que o espectador observe detalhes não apenas das obras de arte e artefatos expostos, como também da arquitetura desses espaços.

A seguir, separamos oito museus de diversos locais do globo que oferecem o serviço de visitação online. Além dessa lista, outra dica é acessar o Google Art Project, que reúne o acervo de 250 instituições de todo o mundo. Entre os lugares que compõem a iniciativa estão o Museu de Arte Islâmica do Catar, a Galeria Nacional de Arte Moderna da Índia e os brasileiros Pinacoteca do Estado de São Paulo, Inhotim e Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Museu Nacional do Iraque
Sua coleção reúne obras e artefatos dos mais de cinco mil anos de história da Mesopotâmia, distribuídos em 28 galerias. Há peças dos povos sumérios, babilônicos e assírios, assim como coleções dedicadas à história pré-islâmica e islâmica.

Teatro-Museu Dalí (Espanha)
Inaugurado em 1974, o Teatro-Museu Dalí foi desenhado e reformado por Salvador Dalí (1904-1989), a partir dos restos do antigo Teatro Municipal de Figueres, destruído durante a guerra civil espanhola. Sua coleção permite aos visitantes capturar a jornada do pintor desde suas primeiras experiências artísticas, que passam pelo surrealismo, misticismo e sua paixão pela ciência.

Museu do Louvre (França)
O tour virtual permite conhecer as fachadas do prédio histórico e o interior de algumas galerias, como o departamento de antiguidades egípcias e a famosa Galerie D’Apollon.

Museu Americano de História Natural (Nova York – EUA)
A instituição conta com um acervo que narra a história dos dinossauros e da formação da Terra. É possível navegar pelas exposições permanentes e exibições temporárias que não estão mais em cartaz.

Museu Hermitage (Rússia)
Localizado na cidade de São Petersburgo, possui itens de diversas épocas e estilos da história russa, européia, oriental e do norte da África.

Museu Britânico (Reino Unido)
Fundado em 1753 e considerado o primeiro museu público do mundo, conta com artefatos e obras egípcias, da Ilha de Páscoa e das civilizações grega e asteca. O museu faz parte do Google Art Project.

O Museu do Estado Russo
Criado pelo Czar Alexandre III, em 1898, conta com duas exposições permanentes: a Coleção dos Irmãos Rzhevsky e o Museu Ludwig, que reúne obras de arte da transição do século XIX para XX. O museu também integra o projeto do Google.

Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba)
A coleção permanente reúne obras importantes das artes latino-americanas, de diversos países e vertentes. É lá que se encontra o icônico Abaporu, pintura a óleo de Tarsila do Amaral.

Veja mais:
Consolidação do hábito de frequentar museus também passa pela escola
Cartilha traz dicas de como alinhar visitas a museus ao conteúdo curricular

Crédito das imagens: reprodução site Museu Americano de História Natural

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 links para orientar visitas escolares a museus

Incorporar visitação ao conteúdo didático exige planejar atividades antes, durante e depois

há 11 meses
Notícias

Museu da Ciência lança tour virtual e gratuito em 3D

Além das exposições, alunos e professores têm acesso a material didático complementar

há 2 anos
Notícias

Novo portal do Museu Nacional oferece conteúdos educacionais e exposição virtual

Além de material didático multimídia, site traz informações sobre reconstrução após incêndio de 2018

há 3 anos
Notícias

5 livros para usar os museus a favor da educação

Locais são espaços de preservação do conhecimento e podem ser aproveitados na aprendizagem

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.