Com a suspensão das aulas presenciais em diversas localidades do Brasil devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), é essencial que pais, alunos, gestores, funcionários, professores, educadores e outros membros da comunidade escolar sejam munidos de orientação.

Confira oito links com informações importantes a serem compartilhadas para esclarecer as principais dúvidas sobre as possibilidades de ensino e aprendizagem remota, os direitos e deveres das famílias e dos alunos, assim como formas de prevenir a infecção pelo vírus.

Os sites listados ainda trazem dicas de como adultos devem agir com as crianças em um momento de ansiedade e como acionar a rede de proteção do Estado em caso de violência contra menores ou outras vulnerabilidades.

Artigo – O que vamos dizer às crianças sobre o coronavírus?
A doutora em psicologia e educação e pesquisadora na área da infância, Ilana Katz, ensina aos adultos como agir frente à pandemia e como lidar com as crianças. “A situação nos coloca diante de uma oportunidade de diálogo sobre cidadania, cuidado coletivo e humanidade”, diz. 

Manual – Principais mensagens e ações para a prevenção do coronavírus em escolas (Unicef)
Em cada capítulo, o documento traz orientações específicas para três segmentos: gestores, professores e funcionários; pais e comunidade; e estudantes. Há ainda sugestões de como engajar alunos de diferentes faixas etárias na prevenção e no controle do covid-19. “As atividades devem ser contextualizadas de acordo com necessidades específicas (linguagem, conhecimentos, gênero, etc.)”, ensina a publicação. 

Guia – Educação e Proteção de crianças e adolescentes – comunidade escolar, família e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente (Campanha Nacional Pelo Direito à Educação)
Destinada aos professores, diretores, profissionais da educação e familiares responsáveis por estudantes menores de idade, a publicação compila informações úteis para o enfretamento da pandemia e recomendações para a garantia dos direitos da criança e do adolescente relacionadas à educação e à proteção. Ganham destaque as dicas do que fazer com os alunos em casa, como reconhecer sintomas da doença, como denunciar casos de vulnerabilidade, documentos oficiais emitidos até o momento sobre a pandemia e o que pode ser cobrado do poder público. 

Site – Coronavírus: o que você precisa saber (Unicef)
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) criou um portal para esclarecer as principais dúvidas sobre o covid-19 para quem lida com crianças. Além disso, explica a pais e educadores o significado de pandemia, mitos e verdades sobre o tema, como triar informações e evitar fake news, dicas sobre a propagação do micro-organismo e como preveni-lo, como lidar com crianças e familiares doentes, entre outros. 

Cartilhas – Coronavírus: psicólogos orientam sobre como reduzir medo e ansiedade durante isolamento
Cartilhas elaboradas por psicólogos do Brasil e de Portugal dão dicas sobre como agir com as crianças e adolescentes durante o período de isolamento social, assim como formas de lidar com sentimentos que apareçam, como negativismo, ansiedade e medo. 

Página – Como falar com suas crianças sobre o novo coronavírus (Unicef)
O Unicef apresenta oito dicas para ajudar a confortar e proteger as crianças durante o momento de pandemia. “É possível que as crianças achem difícil entender o que estão vendo online ou na TV – ou ouvindo de outras pessoas –, então, elas podem estar particularmente vulneráveis a sentimentos de ansiedade, estresse e tristeza”, alerta. 

Publicação – E-book gratuito ajuda a falar sobre coronavírus com crianças
A psicóloga e professora colombiana Manuela Molina publicou o livro  infantil “Olá! Sou um vírus, primo da gripe e do resfriado… Meu nome é Coronavírus”. O objetivo é esclarecer, de forma lúdica, o que é o coronavírus para crianças de dois a sete anos. Ele é voltado para educadores e pais.

Vídeo – Professores fazem música para explicar coronavírus para crianças
Docentes de teatro e música da cidade de Ariquemes (RO), Bruno Bratilieri e Fernando Zeri criaram uma música para conscientizar os alunos sobre o coronavírus.

Veja mais:
Plano de aula – Vírus na história da humanidade
Plano de aula – Vírus: conhecendo e prevenindo doenças provocadas por vírus
Plano de aula – Biologia: Vírus e Terapia Gênica

Crédito da imagem: DragonImages – iStock

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Coronavírus: manual do Unicef recomenda leitura e ferramentas EaD para manter trabalho com alunos em casa

Documento ainda destaca ações de prevenção para instituições de ensino que não tiveram aulas suspensas

há 2 semanas
Notícias

Materiais orientam professores sobre como abordar prevenção ao coronavírus nas escolas

Em página online, quatro atividades pedagógicas podem inspirar educadores

há 4 semanas
Notícias

E-book gratuito ajuda a falar sobre coronavírus com crianças

Livro foi criado por psicóloga e professora colombiana para estudantes de dois a sete anos 

há 2 semanas
Notícias

6 livros para tratar o racismo com crianças e adolescentes

“Literatura é recurso facilitador por atuar no imaginário social”, destaca fundadora da livraria Africanidades

há 13 horas

Receba NossasNovidades