Em 11 de novembro de 1918, a Primeira Guerra Mundial chegava ao fim. Além da morte de milhões de pessoas, o conflito deixou, como legado ao mundo, o comunismo, o fascismo, o nazismo e ascensão dos Estados Unidos como potência.

A guerra também ficou conhecida por ter sido a primeira a utilizar tecnologias inovadoras de extermínio, como tanques, aviões, submarinos, metralhadoras e armas químicas. Por sua vez, preparou o terreno para outro conflito mais sangrento, que se iniciaria duas décadas depois: a Segunda Guerra Mundial.

No ano em que se completa o centenário do fim da Primeira Grande Guerra, separamos oito livros que analisam o cenário anterior ao seu estopim e as suas consequencias para a humanidade nos séculos seguintes.

A Primeira Grande Guerra – O confronto de imperialismo

Maria de Lourdes Janotti, Editora Atual, 2002
O livro traça um panorama dos problemas políticos, sociais e econômicos dos países europeus no início do século XX. Aborda o início da guerra, a participação americana e brasileira, o movimento socialista na Rússia e a derrota alemã. Reúne, ainda, artigos de jornais, documentos e ilustrações do período.

A Primeira Guerra Mundial

Martin Gilbert, Leya Casa da Palavra, 2017
O historiador britânico Martin Gilbert apresenta os meandros e as consequências da Primeira Guerra Mundial, que aniquilou impérios, realinhou fronteiras e matou milhões de pessoas. Enfatiza as tecnologias de morte como legado do conflito, como tanques, aviões, submarinos, metralhadoras, artilharia de campo, gás venenoso e armas químicas.

Box – A história da Primeira Guerra Mundial: 1914-1918

David Stevenson, Novo Século, 2016
A obra é dividida em quatro Volumes. O primeiro, A Deflagração, traz um panorama anterior a 1914. Em A Escalada, é abordado o período intermediário do conflito, até o ano de 1917. O terceiro volume é denominado As Consequências e trata o início das negociações de paz. O último, O Legado, destaca as repercussões da guerra.

A Primeira Guerra Mundial

Margaret MacMillan, Globo, 2014
A escritora e historiadora canadense Margaret MacMillan detalha as circunstâncias que levaram os estadistas a conduzir suas nações a um conflito que prejudicaria suas economias e acirraria as rivalidades nacionais. O livro foi considerado um dos melhores lançamentos de não ficção do ano de 2014 pelo The New York Times Book Review e ganhou o Political Book Award, na categoria Questões Internacionais, no mesmo ano.

Primeira guerra mundial e o declínio da Europa

Paulo Fagundes Visentini, Alta Books, 2014
O livro apresenta o tema a estudantes e ao grande público, com uma perspectiva crítica, explicando as bases e as forças que desencadearam o conflito, assim como sua evolução, estratégias e desfecho. Conflito que preparou as bases de outro ainda mais devastador, eclodido vinte anos depois: a Segunda Guerra Mundial.

Tudo o que você precisa saber sobre a Primeira Guerra Mundial

Santiago Farrell, Planeta, 2018
Como a Europa, que apresentava um progresso científico, civilizatório, cultural e econômico sem precedentes na época, sucumbiu a uma guerra tão selvagem? O jornalista e professor analisa os fatos que deram origem ao conflito que mudou para sempre o curso da humanidade.

A Primeira Guerra Mundial – História completa

Lawrence Sondhaus, Editora Contexto, 2010
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, pelo bósnio Gavrilo Princip, de 19 anos, foi o estopim Primeira Guerra Mundial. Neste livro, o historiador analisa como o embate revolucionou as relações de poder dentro das sociedades e, para além dos âmbitos militar, político e diplomático, transformando normas e atitudes sociais, relações de gênero e de trabalho, o comércio e as finanças internacionais.

O Brasil na primeira Guerra Mundial: a longa travessia

Carlos Daroz, Editora Contexto, 2016
A obra trata de um assunto pouco conhecido: a participação brasileira no primeiro grande conflito do século passado. O envolvimento do Brasil se inicia pelo mar, quando navios mercantes brasileiros começaram a ser afundados por submarinos alemães, que desenvolviam uma campanha de bloqueio naval contra a navegação Aliada.

Veja mais:
Plano de aula – A Grande Guerra e as consequencias para as fronteiras no Oriente Médio (Ensino Médio)
Livros da Segunda Guerra Mundial sob a ótica das crianças

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.