Contação de histórias, leituras em voz alta e rodas de conversa são algumas das atividades nas quais crianças e adolescentes podem exercitar a produção do texto oral. Nesses espaços, eles são estimulados a criar ou recriar histórias ouvidas e vividas.
Além disso, a expressão oral também pode ser um elemento facilitador da escrita, já que convida os alunos a organizarem e exporem suas ideias, a defenderem diferentes pontos de vista e a desenvolverem a argumentação. Assim, parte-se do texto falado para alcançar o texto escrito.
A seguir, confira oito indicações de livros que discutem o uso da oralidade em sala de aula e propõe boas práticas para exercitá-la com os alunos da educação básica.
Oralidade na educação básica. O que saber, como ensinar
Robson Santos de Carvalho e Celso Ferrarezi Junior, Editora Parábola, 2018
Com foco na escuta e na fala, os autores propõem formas de desenvolver competências comunicativas na educação básica brasileira. São sugeridas atividades práticas, progressivas e planejadas de forma sistemática, tanto para crianças quanto para adolescentes.
Ensino de língua portuguesa: Oralidade, escrita e leitura
Vanda Maria Elias (org.), Editora Contexto, 2011
Para contribuir com o trabalho dos docentes na sala de aula, pesquisadores brasileiros correlacionam as teorias do texto e as do ensino. O livro é dividido em três partes: a primeira aborda formas de trabalhar a oralidade em sala de aula, em atividades como quadrinhos e poesia. A segunda apresenta a escrita e sua construção na interação entre escritor e leitor, passando de redações escolares à linguagem escrita na internet. A leitura é o foco da última parte, como uma atividade complexa de construção de sentido.
O espaço da oralidade na sala de aula
Jania M. Ramos, Martins Fontes, 2002
A obra apresenta sugestões de atividades didáticas que ajudem a aprimorar a produção textual. Os procedimentos partem do texto falado para alcançar a produção do texto escrito. Indicado para professores do ensino fundamental e médio.
Oralidade e escrita sob a perspectiva do letramento
José Mario Botelho, Paco Editorial, 2012
O livro se dedica a descrever a influência da oralidade sobre a escrita e vice-versa, apresentando semelhanças e diferenças entre elas. Os capítulos abordam princípios teóricos, influências mútuas, a natureza de ambas linguagens, suas particularidades, metodologias de investigação e de análise de dados.
Práticas de oralidade na sala de aula
Cleo Busato, Cortez Editora, 2010
A narração oral de histórias é importante para o processo de alfabetização e ocupa um espaço privilegiado na formação do ser humano. Os anos iniciais do ensino fundamental são dirigidos ao letramento e à alfabetização, motivo pelo qual o desenvolvimento da linguagem oral deve ser ressaltado na aprendizagem. Assim, são recomendados a construção de espaços na escola para a contação de histórias, leituras em voz alta e rodas de conversa, nos quais a criança exercita a criação do texto oral, ao criar e recriar histórias ouvidas e vividas.
Oralidade e alfabetização – uma nova abordagem da alfabetização e do letramento
Claudemir Belintane, Cortez Editora, 2017
O autor critica os gêneros discursivos do cotidiano (como receitas, bulas, logomarcas, bilhetes etc.) e enfatiza a força da função poética das narrativas. Além disso, propõe-se a responder perguntas como: Qual o potencial da cultura oral na alfabetização? Há espaços para uma metodologia de alfabetização e de ensino da escrita que enfrente as dificuldades de aprendizagem e a heterogeneidade das turmas? Que condições essa metodologia exigiria do sistema escolar, da escola e do grupo de professores?
Oralidade e escrita: Perspectivas para o ensino de língua materna
Leonor Lopes Favero e Maria Lucia Andrade, 2009, Cortez Editora
O livro apresenta as principais questões da oralidade e da escrita e discute a sua aplicabilidade em sala de aula. A obra é indicada a todos os professores que se interessam pelo campo da linguagem verbal, em especial para graduandos em letras, comunicações e áreas afins. Além disso, destaca o papel protagonista do educando, fazendo dele um participante da atividade educacional.
A oralidade na escola – A investigação do trabalho docente como foco de reflexão
Telma Ferraz Leal e Siane Gois, Autêntica Editora, 2012
A importância da oralidade nas salas de aula da educação básica, as indicações para sua abordagem nas aulas de língua portuguesa e as melhores estratégias didático-pedagógicas para a modalidade são alguns dos conteúdos presentes na obra, que foi escrita a partir de experiências com formação docente pelos autores.
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