Professores das redes municipais e estaduais do município de Ribeirão Preto (SP) e região podem contar com indicações para aproveitarem todo o potencial pedagógico de locais fora da escola. A pesquisa foi disponibilizada pela Universidade de São Paulo (SP), no Almanaque de espaços não formais de ensino da Região Metropolitana de Ribeirão Preto-SP.
Estão listados pontos como cemitério, praças, teatro e museus. “O objetivo do almanaque é apresentar as potencialidades formativas desses ambientes, destacando, de modo direto e simples, aspectos que os fazem serem relevantes para a promoção de processos de ensino-aprendizagens mais significativos aos professores e alunos”, explica a livre-docente em educação e uma das organizadoras da iniciativa, Andrea Coelho Lastória.
“Os educadores são convidados a pensar num processo educativo fora dos muros escolares e, ao mesmo tempo, estimulados a olhar os espaços não-formais que estão perto de nós, como sendo lugares para desenvolver suas aulas”, diz.
No almanaque, há exemplos tanto de ambientes tradicionais e institucionalizados, como os museus, quanto de locais pouco explorados. “Entendemos que os educadores podem descobrir diversos outros espaços e as dicas contidas no nosso almanaque permitem auxiliar nos planejamentos necessários para as saídas das escolas”, acrescenta Lastória.
Veja mais:
6 dicas para usar o entorno da escola como espaço educativo
Projeto em Poços de Caldas usa o entorno da escola para ensinar teatro
Professor de geografia utiliza o entorno da escola para criar mapas colaborativos
Crédito da imagem: alffoto – iStock