O organismo humano passa por diversas mudanças ao longo do dia. Para exemplificá-las, o Grupo de pesquisa Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos (GMDRB), da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu a animação “Tempo de Vida”. O vídeo acompanha as atividades dos vários integrantes de uma família e os seus ritmos biológicos durante a realização de cada uma delas. São eles: um bebê, um menino, um adolescente, um casal, uma avó e um tio que trabalha à noite.

“O objetivo mais geral é o da difusão do conhecimento da cronobiologia, área que estuda diferentes aspectos da dimensão temporal da matéria viva”, explica o coordenador do projeto e professor da USP, Luiz Menna Barreto.

“A escolha de uma família com membros de diferentes idades e ocupações foi intencional: mostrar a singularidade das faixas etárias. Temos também o pai, trabalhador diurno, e o tio, que trabalha à noite, contrastes importantes ligados a rotinas bem diferentes. As oscilações no bebê e na mãe ajudam a compreender o ajustamento mútuo entre as duas personagens”, pontua.

A animação permite interagir com os personagens para saber como está seu ritmo biológico em determinado horário. Ao clicar sobre um deles, surgem indicadores com batimentos cardíacos, eletroencefalograma, temperatura oral e a produção de cortisol, além de ser possível comparar seus índices com outros membros da família.

Crédito da imagem: animação “Tempo de Vida”

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha da USP explica nanotecnologia para estudantes do ensino médio

Autores indicam associação dessa área da ciência a conteúdos de física, química, matemática e biologia

há 1 semana
Notícias

Ensino de ciências e matemática é tema de edição especial de revista

Artigos abordam aprendizagem de disciplinas dentro dessas áreas no ensino médio

há 2 meses
Notícias

Revista da Unesp traz dossiê sobre privatizações na educação básica

Capítulos abordam fenômeno no campo da gestão escolar, reformas do governo, entre outros

há 18 horas
Notícias

7 adaptações de livros clássicos para HQs

Olhar de cartunistas para obras brasileiras e estrangeiras pode aproximar jovens do universo da leitura

há 2 dias

Receba NossasNovidades