O organismo humano passa por diversas mudanças ao longo do dia. Para exemplificá-las, o Grupo de pesquisa Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos (GMDRB), da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu a animação “Tempo de Vida”. O vídeo acompanha as atividades dos vários integrantes de uma família e os seus ritmos biológicos durante a realização de cada uma delas. São eles: um bebê, um menino, um adolescente, um casal, uma avó e um tio que trabalha à noite.

“O objetivo mais geral é o da difusão do conhecimento da cronobiologia, área que estuda diferentes aspectos da dimensão temporal da matéria viva”, explica o coordenador do projeto e professor da USP, Luiz Menna Barreto.

“A escolha de uma família com membros de diferentes idades e ocupações foi intencional: mostrar a singularidade das faixas etárias. Temos também o pai, trabalhador diurno, e o tio, que trabalha à noite, contrastes importantes ligados a rotinas bem diferentes. As oscilações no bebê e na mãe ajudam a compreender o ajustamento mútuo entre as duas personagens”, pontua.

A animação permite interagir com os personagens para saber como está seu ritmo biológico em determinado horário. Ao clicar sobre um deles, surgem indicadores com batimentos cardíacos, eletroencefalograma, temperatura oral e a produção de cortisol, além de ser possível comparar seus índices com outros membros da família.

Crédito da imagem: animação “Tempo de Vida”

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Unesp disponibiliza livros gratuitos das áreas de educação e artes

Há obras sobre violência escolar e ensino de dança para alunos com síndrome de Down

há 1 dia
Notícias

10 dicas para orientar o uso da tecnologia por crianças

Especialista em desenvolvimento infantil elaborou um guia prático para esclarecer dúvidas de pais e professores

há 2 dias
Notícias

Entidades educacionais repudiam as novas diretrizes curriculares para o ensino médio

“Modelo sonega aos estudantes o acesso ao conjunto das áreas do conhecimento”, denuncia nota

há 2 dias
Notícias

6 links para facilitar a transição do fundamental I para o II

Momento exige sensibilidade de professores e gestores e maior organização dos alunos

há 2 dias

Receba NossasNovidades